quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bolsa Família: RN é considerado o melhor do Brasil no acompanhamento



O Rio Grande do Norte é o Estado que apresenta os melhores índices no acompanhamento das três condicionalidades do programa Bolsa Família: educação, saúde e assistência social. Os dados foram confirmados recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O acompanhamento da saúde chega a 85%, na educação a 80% e na assistência social a 86%.De acordo com a Agência RN, das condicionalidades da saúde, o Ministério aponta itens como pré-natal, vacinação e pesagem em dia. Na educação, a variante é a freqüência escolar com 409.519 estudantes acompanhados e na assistência social o fator de análise é o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), com 35.806 crianças monitoradas.

As condicionalidades do programa têm o objetivo de garantir que as famílias beneficiárias tenham acesso aos serviços básicos de saúde e educação. As famílias que descumprem essas normas estão sujeitas a sanções gradativas, que vão desde o recebimento de advertência até a suspensão do benefício, podendo chegar à exclusão do Programa.

O Bolsa Família é um programa que integra o Fome Zero e transfere renda para famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A iniciativa atende a mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. Além de promover a melhoria da qualidade de vida da população, outro ponto positivo do Bolsa Família diz respeito à economia do próprio Estado. O benefício do programa significa um investimento mensal de R$ 31 milhões na economia do Rio Grande do Norte. Ao ano, o programa possibilita a entrada de mais de R$ 360 milhões no Estado.

Todos os 167 municípios potiguares são contemplados, beneficiando a 338 mil famílias, um número até superior ao total de famílias pobres no Estado, que é de 319 mil.