Eficiência e qualidade: o matadouro
terá capacidade de abater até 12 animais por hora
A população
de nosso município recebeu nesta semana, um moderno abatedouro público, que
será uma referência na Região. Isso porque as instalações atenderão a todos os
requisitos exigidos pelos ministérios da Agricultura e da Saúde quanto às
condições de abate. Quando estiver em sua capacidade plena, o local, que fica a
dois quilômetros do Centro da cidade, terá capacidade de abater até 12 animais
por hora, suprindo o mercado de carne local e de municípios vizinhos.
“Este empreendimento representa um grande salto de qualidade na carne que ofereceremos à população, pois tudo foi pensado levando-se em consideração a menor possibilidade de contaminação”, afirmou o prefeito Dr Lucídio.
“Este empreendimento representa um grande salto de qualidade na carne que ofereceremos à população, pois tudo foi pensado levando-se em consideração a menor possibilidade de contaminação”, afirmou o prefeito Dr Lucídio.
Durante o funcionamento, o gado será colocado em um box de atordoamento, no qual será sacrificado com a utilização de uma pistola pneumática, e não mais a golpes de machado ou marreta, como ainda ocorre em alguns locais. Em seguida, o corpo do animal é guinchado pela perna, através de um moderno sistema com trilhos aéreos, e levado para o tanque de sangria. Desse modo, todo o manuseio da carne será realizado a mais de um metro do chão, tornando praticamente nula a possibilidade de algum tipo de contaminação. O animal é tratado e as carcaças produzidas atendem todas as condições de higiene.
Além da construção do abatedouro, a prefeitura de Frutuoso Gomes já providenciou a obtenção de um Reboque para realizar o transporte da carne com capacidade até 2 toneladas, até os locais onde será comercializada. Com isso. há condições de chegar rapidamente aos açougues e frigoríficos da região.
“Fizemos uma reforma e ampliação com equipamentos, pensando em todas as normas técnicas e de saúde necessárias para oferecer o que há de melhor à nossa comunidade. E esperamos que, após estar em pleno funcionamento, esse abatedouro ofereça também oportunidades de emprego e renda para nossa população”, concluiu Dr Lucidio.
Fotos:
O Sr. Ivo Freitas fala sobre as normas técnicas de funcionamento observado pelo prefeito Dr. Lucídio Jácome; Dorendorf Dantas, Coordenador de fiscalização do matadouro e Severio Dantas (Pipi), Chefe do Departamento de Veterinária do Município.
Pistola de ar comprimido para abate do animal
Balança eletrônica para pesagem do animal