
Segundo a Secretaria da educação de Frutuoso Gomes, com a implantação do Programa Escola Ativa, os índices de reprovação e evasão escolar diminuirão nas escolas onde o programa está sendo inserido, colaborando, também, com a instituição no cumprimento do seu papel social.
O QUE É O ESCOLA ATIVA?
O Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
As concepções que fundamentam a Escola Ativa são baseadas na compreensão de que: para se obter mudanças no ensino tradicional e melhorar a prática dos docentes e conseqüentemente a aprendizagem dos alunos, deve-se levar em conta:
A aprendizagem ativa e centrada no aluno;
A aprendizagem cooperativa;
A avaliação continua e no processo;
A recuperação paralela;
A promoção flexível;
A periodicidade de cursos de formação para os professores e técnicos pedagógicos estaduais ou municipais.
Partindo dessas concepções, a proposta Escola Ativa e estruturada levando em conta estratégias vivenciais que objetivam a aprendizagem; a participação, estimulando hábitos de colaboração, companheirismo, solidariedade e participação na gestão da escola pelos alunos; a melhoria da atuação dos professores em sala.
Essas estratégias são chamadas de elementos. São elas:
Guias de Aprendizagem
Os livros didáticos específicos para utilização nas classes nultisseriadas adotantes da estratégia Escola Ativa, são elaborados de forma modular e auto-instrucional permitindo a cada aluno caminhar no seu próprio ritmo.
Cantinho de Aprendizagem
Espaços montados pelos alunos, professores e comunidade com pequeno acervo de livros, plantas, objetos ou animais relacionados a cada área do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia.