quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PROGRAMA "SABERES DA TERRA" RETOMA ATIVIDADES

Foram retomadas as aulas e atividades do programa Saberes da Terra, desde segunda-Feira 30/01/2012. O Programa funciona na Escola Municipal Antônia Maria de Andrade na Comunidade Mumbaça de Cima. A Turma denominada de Mãe Natureza foi formada inicialmente com 32 alunos e está sendo acompanhada pela seguinte equipe de professores : Maria de Fátima Nunes (Ciências da Natureza) Jacileide Moura Amaral (Linguagens e Códigos) Odemirton Andrade (Ciências Humanas) e Rogério Alexandrino (Ciências Agrárias).

Foram realizadas várias atividades na comunidade desde a implantação do Programa em Maio de 2010 dentre elas, podemos destacar a importância da implantação de canteiros de hortaliças para a aprendizagem do alunos. Foram produzidas diversas espécies de hortaliças, como coentro, alface, cebolinha, pimentão, cenoura, Beterraba e repolho, que foram distribuídas entre alunos e famílias de Agricultores que residem da comunidade, além de escolas e hospital com a distribuição de coentro. Vale a pena lembrar que os recursos destinados para execução de atividades foram oriundos de esforços dos próprios alunos, quando da participação da Quermece 2010, realizada pela Escola Municipal Ernesto Ferreira para alocação de recursos para custear os insumos e as atividades no Campo Experimental, localizado na Propriedade do Senhor Francisco Françóis (Françoá) na Mumbaça de Cima.

Esperamos para este ano de 2012 contar com a participação efetiva dos alunos e que os recursos destinados à implantação do Projeto: “ Produção de Hortaliças a partir de princípios agroecológicos na comunidade Mumbaça de Cima em Frutuoso Gomes”, sejam liberados pelo Governo federal para dar prosseguimento às atividades.

Por Rogério Alexandrino da Silva
Eng.º Agrônomo

FOTOS: