segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CAMPANHA NATAL BALE 2013

Clique na imagem para aumentar


O Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE teve seu início no ano de 2007 no CAMEAM/UERN pela iniciativa da professora Doutora Maria Lúcia Pessoa Sampaio. O objetivo do programa é incentivar o gosto pela leitura e contribuir com a formação de leitores. 

O BALE, hoje, conta com duas equipes: uma em Pau dos Ferros e outra em Frutuoso Gomes/Umarizal. Essas equipes são compostas por coordenadores, bolsistas e voluntários. Desenvolvem ações relacionadas ao incentivo à leitura por prazer e, através do lúdico, do colorido e da arte, tem atuado em espaços escolares e não escolares. Estando em sua 7ª edição o programa desenvolve uma proposta que objetiva “viabilizar ações inovadoras, envolvendo as ferramentas CTI – EB, tendo-se como estratégia cinco “Canteiros”, a saber: Formação (BALE_FORMAÇÃO), Informação (BALE.Net), Encenação (BALE EM CENA), Contação (BALE_PONTO DE LEITURA) e Ficção (CINE_BALE_MUSICAL), em articulação com as ações do BALE, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita), de alunos do Ensino Médio, que envolve ferramentas CTI, favorecendo a democratização da leitura e eficientes produtores de textos. 

A equipe de Frutuoso Gomes/Umarizal é coordenada pela Professora Mestre Maria Gorete Paulo Torres, e tem uma equipe composta por alunos (bolsistas e voluntários) da Escola Estadual Ivonete Carlos e do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal –NAESU. Essa equipe tem visitado escolas de Frutuoso Gomes e de Umarizal, levando alegria e descontração e incentivando o gosto pela leitura e mostrando que uma pequena ação poderá contribuir para melhorar o mundo. 

O Natal BALE foi lançado no CAMEAM no final de outubro e na Escola Estadual Ivonete Carlos neste último dia 11. A coordenadora Gorete Torres nos afirma que os brinquedos arrecadados aqui, em Frutuoso Gomes, serão distribuídos/sorteados em um evento aqui na cidade, os arrecadados no NAESU serão distribuídos/sorteados em Umarizal e, os arrecadados em Pau dos Ferros serão distribuídos nas escolas de lá.