terça-feira, 15 de outubro de 2013

FRUTUOSO GOMES está entre os oito municípios do RN contemplados pelo programa Cidades Digitais

Oito municípios do Rio Grande do Norte foram selecionados para receber investimentos do Governo Federal através do programa Cidades Digitais. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 14. No Estado, Baía Formosa, Frutuoso Gomes, Ipanguaçu, Jaçanã, Lajes, Portalegre, Riachuelo e Santana do Mato foram selecionados.

O objetivo do programa é modernizar a gestão e o acesso do serviço público nos municípios brasileiros. Redes de fibras ópticas são construídas para fazer a conexão entre os órgãos públicos, o acesso à população e serviços eletrônicos de governo e espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do programa, em que 80 municípios foram contemplados.

Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.