terça-feira, 26 de maio de 2009

Governador em exercício lança Censo Escola da Educação Básica


O governador em exercício Iberê Ferreira de Souza lançou nesta terça-feira (26), no Praia Mar Hotel, o Censo Escolar de Educação Básica/2009, que será realizado até 31 de agosto com o objetivo de diagnosticar a realidade do sistema educacional do Rio Grande do Norte. O censo consiste numa pesquisa que levanta informações junto às unidades escolares da rede pública e privada. O evento foi destinado aos secretários municipais de Educação, técnico da secretaria e equipes das Diretorias Regionais de Educação (DIREDS).

"A ferramenta mais importante para uma boa gestão é a informação", disse Iberê Ferreira de Souza na abertura da solenidade. Segundo ele, a política de educação do Estado precisa ser construída em cima da realidade que será levantada a partir deste censo. "Não existe desenvolvimento nem progresso sem educação", frisa o governador em exercício, salientando, porém, que a qualidade da educação também depende do empenho dos técnicos, diretores e professores da rede pública.

O secretário estadual de Educação, Rui Pereira, ressaltou a importância do censo escolar para o planejamento de políticas públicas. "Com este trabalho poderemos fazer um diagnóstico profundo da nossa realidade", explicou. O censo vai atualizar os dados de 4.198 estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Norte, das redes públicas e privadas, como também do cadastro de 958.860 matrículas e 48.499 funções docentes.

Os questionários do censo devem ser preenchidos via on line no site www.educacenso.inep.gov.br. Em nosso Estado a coordenação do censo está a cargo da Secretaria Estadual de Educação e da Cultura, por meio da Assessoria Técnica de Planejamento que em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Educação realizam a coleta descentralizada e o levantamento dos dados.

Para a coordenadora estadual do censo escolar, Gilva Gonçalves Costa, o censo pode fornecer informações para fins de elaboração de indicadores, orientando o planejamento, a definição, a implementação e monitoramento de políticas públicas, como também na distribuição de recursos públicos, tais como merenda e transporte escolar, livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto na escola e FUNDEB, entre outros.

Educação Olímpica – Ainda no Hotel Praiamar, o governador em exercício Iberê Ferreira de Souza fez uma saudação aos participantes do Fórum Internacional de Educação Olímpica, que está sendo realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Esporte com o objetivo de divulgar informações sobre como o esporte pode ser utilizado como instrumento de formação de um povo. Até esta quarta-feira (27), o evento reunirá técnicos e especialistas renomados em diversas áreas do desporto. "Precisamos estimular o esporte para coibir cada vez mais o avanço das drogas e assegurar o futuro de um geração saudável", disse Iberê.

De acordo com a secretária estadual de Esporte, Magnólia Figueiredo, o evento está inserido dentro da política de formação continuada que está imprimindo na sua gestão. "As discussões irão contemplar profissionais do esporte competitivo, comunitário e educacional e até mesmo os pais que têm filhos em escolinhas e que desejam saber sobre como o esporte pode contribuir para a formação das crianças", diz a secretária.

Emparn prevê fortes chuvas no período de junho a agosto

De junho a agosto as chuvas ficarão de normal a acima da média no setor leste da faixa litorânea do Nordeste brasileiro.
A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), ao fim do VI Fórum de Análise e Previsão Climática, realizado em Sergipe nos dia 20 e 21 de maio. Durante os dois dias de reunião, os especialistas analisaram as condições regionais da pluviometria e os aspectos globais dos oceanos e atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. Os estudos indicaram tendência de chuvas normais a acima da média no setor leste (faixa litorânea) do Nordeste brasileiro, com as seguintes categorias de possibilidades: 40% acima da média, 35% ocorrência normal e 25% abaixo da média; durante o período de Junho a Agosto de 2009.
Segundo dados da Emparn, o final de semana foi marcado por fortes chuvas na zona litorânea do Rio Grande do Norte. Em Baía Formosa o acumulado foi de 145 milímetros em Vila Flôr 122,4 milímetros e em Natal as chuvas de todo o fim de semana somaram 119,6 milímetros.