domingo, 3 de maio de 2009

UMA GRANDE PERDA PARA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DE FRUTUOSO GOMES.


Começo do fim, inicia-se a demolição
da velha casa dos Tavares.


Desde criança que busco respostas pra acontecimentos como este, e como se já não bastasse outras grandes perdas como por exemplo: a demolição da residência do Sr. Frutuoso Gomes. Mas agora, uma das últimas residências no perímetro urbano, a “Casa Velha dos Tavares” como é conhecida a velha residência do senhor João Tavares Câmara e dona Joana Gomes Oliveira, que fica logo na entrada da cidade próxima a antiga estação ferroviária.

A casa foi construída em 1935 devido uma grande cheia do Rio Mineiro que inundou a residência do sr. João Tavares, pois a mesma se localizava às margens do rio. Com a perda do imóvel devido essa grande cheia, João Tavares resolve fixar moradia um pouco mais afastado do rio. A construção da nova residência teve inicio em 1935 e foi concluída em 1936.

Por localizar-se em frente a estrada real que ligava Mombaça a Boa Eperança ( hoje Antônio Martins), Caieira (hoje Almino Afonso) e outras cidades, a casa do velho João Tavares era constantemente visitada por comboieiros ou almocreves que vinham de longas jornadas e pediam pouso pra descanso nessa casa.

Dela, avistava-se o pequeno povoado de Mombaça se expandindo, a construção da Capela iniciado em 1944, a construção do Grupo Escolar Frutuoso Gomes em 1949 e a Estação Ferroviária em 1941 que trouxe junto com ela a estrada de ferro ligando Mombaça a Mossoró, trazendo a esta terra o tão esperado progresso.

Hoje vemos uma luz no fim do túnel, pois o atual prefeito dr. Lucídio está muito empenhado (apesar de enfrentar dificuldades) na construção de uma Casa de Cultura e um Museu pra guardarmos a nossa “história” e manter preservados os prédios da Estação Ferroviária e a Casa do Agente da Ferrovia. Que bom, pelo menos isso poderemos salvar.

Mas a velha casa vai desaparecer pra sempre e ficar apenas em nossas memórias, é uma pena, mas essa, infelizmente, é uma triste página da nossa história.

Nildo Alexandrino.

População de Frutuoso Gomes aguarda o sinal da Tim.

Frutuoso Gomes continua no aguardo do tão esperado sinal da Tim, o prazo para que a empresa liberasse o sinal acabou no último dia 30.


Dia 1º parecia está tudo ok e foi liberado o sinal, só que apresentou um problema no sistema e o sinal ainda não está funcionando.


A empresa afirma que o mais rápido possível estará solucionando o problema. Enquanto isso, os Frutuosenses aguardam com muita ansiedade a tecnologia que com facilidade, comodidade e praticidade aproxima as pessoas gerando assim benefícios pra todos.


Nildo Alexandrino.