segunda-feira, 18 de maio de 2009

O AÇUDE DE LUCRÉCIA ESTÁ SANGRANDO!!!



Vista da sangria do açude que está com 3 milhões de metros cúbicos a mais na sua capacidade de sangria.

O Açude de Lucrécia, um dos maiores da região com capacidade pra 27 milhões de metros cúbicos, alcançou sua capacidade máxima nesta sexta-feira, 15 de maio.

A sangria do açude foi comemorado depois de uma noite com muita chuva na região, os pluviômetros em Frutuoso Gomes marcaram 115 milímetros enquanto no sítio Mata Seca, a precipitação alcançou os 150 milímetros.

Com as fortes chuvas na região, os Rios: Mineiro e Pé de Serra tiveram grandes cheias, principalmente esse último. Com a grande vazão de água nos rios, o açude que já apresentava um nível elevado na sua capacidade, começou a sangrar logo pela madrugada.
HISTÓRIA.

O grande açude de Lucrecia foi inaugurado em 1933, e só veio a sangrar pela primeira vez em 1955. Foi um projeto do governo federal “IFOCS” (Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas), pra amenizar a escassez de água na região. Com a grande estiagem que assolava o nordeste naquele ano, uma enorme quantidade de pessoas se aglomeraram nas terras da “Negra Lucrecia” em busca de emprego.

As más condições de alojamento, falta de saneamento, esgoto ou fossas no acampamento dos trabalhadores, aconteceu um grande surto de cólera e, infelizmente, como os doentes não tinham uma assistência rápida, ocorreram centenas de óbitos.

Nildo Alexandrino

GRANDE ARRASTÃO CONTRA A DENGUE EM FRUTUOSO GOMES.


Alunos carregam faixas com slogans da campanha.


Parte da equipe de saúde e Agentes de Endemias.

Agentes de Endemias participaram ativamente do evento.


Ao centro ( de vermelho), o secretário de saúde José Clezio, com agentes de saúde.

Grande número de professores marcaram presença.


Uma pequena parada para ouvir o prefeito Lucidio Jácome comentar sobre o perigo da dengue e a importancia de um evento como esses nos municípios, " todo dia é dia de arrastão, então vamos fazer a nossa parte". disse o prefeito.


os agentes tiveram muito trabalho pra embalar a grande quantidade de lixo recolhido durante o arrastão.

crianças ajundando os agentes.


grande quantidade de pessoas tomaram as ruas.


outro momento da marcha contra o mosquito.


chegam a "Rua da Espetoria".


outro momento do arrastão.
A Secretaria Municipal de Saúde de de Frutuoso Gomes realizou na manhã desta quinta-feira, 14, um arrastão contra o mosquito da dengue. A mobilização aconteceu por várias ruas da cidade e teve a participação de moradores, professores, diretores e alunos das escolas estaduais e municipal, além de agentes de saúde, agentes de endemias, vereadores, vice prefeita e o prefeito Lucídio Jácome.

De posse de faixas, acompanhados por carro de som, os participantes percorreram diversas ruas entregando panfletos, vistoriando vasilhames, caixas d’água, e conversando com as famílias, explicando a importância de cada um, nesse processo de eliminação do mosquito. O secretário da saúde, Clesenaldo, disse que esse é um momento crucial para que a sociedade esteja unida no combate ao mosquito, devido a estação chuvosa, propícia para a reprodução do Aedes, com a grande oferta de depósitos, ou seja, tonéis, potes cheios, calhas e entulhos nos quintais.
O prefeito Lucídio Jácome alertou a população pra que, logo que passar as chuvas, não deixem seus depósitos de água descobertos, quintais com lixo, material descartável. “Hoje é um dia pra servir de exemplo pra toda a população, e não só hoje pois todo dia é dia de arrastão, e se continuarmos agindo assim, com certeza não haverá risco de haver uma epidemia na cidade”. comentou o Prefeito.
Tomara que essa iniciativa das autoridades de Frutuoso Gomes, seja aplicada em outros municípios pois assim teremos condições de vencer essa grande batalha contra o mosquito da dengue.