quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prefeitura Realizou vacinação Anti-Rábica



A Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, realizou neste sábado, dia 17 de Outubro de 2009, a vacinação em cães e gatos. A vacina é gratuita. Segundo relatório divulgado pela Vigilância Sanitária de Frutuoso Gomes, a população vacinada no município foi de 610 animais – sendo 451 cães e 159 de gatos.


O objetivo da campanha é manter em ‘zero’ o número de casos de Raiva Humana. Além disso, será feito controle e eliminação de casos de raiva canina e felina no Município. Vários postos de vacinação foram preparados para receber os animais tendo inicio dia 13 de outubro, em todos os sítios do município e encerrando a campanha com o dia “D”, 17 de outubro na zona Urbana.


A vacina é gratuita e destinada aos animais com mais de três meses de idade, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando. Para maior segurança, a equipe de vacinação solicita o uso de coleira e guia. Os animais devem ser levados por adultos e os felinos em saco de estopa ou fronha.


Lembramos a todos os donos de animais que no dia 17 de novembro acontecerá a vacina de reforço dos animais.

A RAIVA A raiva é uma doença perigosa, que pode levar à morte. Pessoas que foram mordidas, arranhadas ou tiveram contato com a saliva de um animal desconhecido ou infectado devem procurar ajuda médica imediatamente. Toda a rede do sistema público de saúde possui a vacina anti-rábica humana para combater a doença.