sábado, 9 de março de 2013

Secretaria Municipal de Saúde e Cras, Realizaram Evento Alusivo ao Dia Internacional da Mulher



A Secretaria Municipal de Saúde de Frutuoso Gomes, desenvolveu uma semana de programação à saúde da Mulher.

Durante este período foram realizados exames do  colo do útero diariamente na UBS (unidade básica de saúde), além de palestras com profissionais falando sobre o câncer do colo do útero, o auto exames das mamas e os cuidados que as mulheres devem ter com sua saúde.

Também Houve palestras na Radio Liberdade FM dentro do programa “Liberdade Viva”, em que a comunicadora Alcivania Andrade mobilizou os ouvintes e conduziu as palestras da emfermeira Karoly Almeida, Drª  Maclayne , Psicólaga do Cras e Clébia Pontes, Assistente Social do Cras. No programa foram abordados temas relacionados a violência contra mulheres. O programa também teve a participação da psicóloga Mikelândia Freire, falando sobre os transtornos da depressão.

A programação foi finalizada justamente no dia 8 de Março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, as equipes da UBS, CRAS, CENTRO DE SAÚDE E RÁDIO COMUNITÁRIA, foram às ruas as 6:30hs da  manhã, saindo da UBS, onde, antes da caminhada, a Drª Jaliny Fernandes (fisioterapeuta), colocou todo mundo para fazer alongamento, inclusive o Prefeito Dr. Lucídio Jácome  e a primeira dama Zilna, presentes no evento juntamente com a vice prefeita Lúcia de Almeida.

A caminhada pelas ruas terminou em frente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Pra finalizar o evento, foi oferecido um café da manhã onde o prefeito deu as boas vindas e parabenizou todas as  mulheres ali presentes pelo seu dia.

A secretária de saúde do município, Madalena Torres, agradeceu ao comércio local que ofertou vários brindes sorteados entre as mulheres. Houve também as falas da  secretária de assistência social do município, Vanuza Câmara; da coordenadora do Cras, Fátima Ediglene e a participação da Poetisa  Helena Bezerra, recitando poemas alusivos ao dia da mulher.


Fotos: