segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LIBERADA PARA CONSTRUÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL.

A Rede Ferroviária Mossoró-Sousa, foi inaugurada em Mumbaça ( primeira denominação da nossa cidade), em 1941 graças ao grande empenho do Sr. Frutuoso Gomes para que a mesma passasse por aqui.

Frutuoso Gomes, muito amigo de Saboinha que era o diretor da Rede Ferroviária, doou uma grande faixa de terra para que a estrada de ferro passasse seus trilhos por aqui, pois era um grande sonho do Sr. Frutuoso Gomes ver sua querida Mumbaça crescer e prosperar-se.

Fato que aconteceu devido o intenso movimento de cargas e passageiros que utilizavam o trem em Mumbaça. Vinham gente de toda região para embarcar suas mercadorias para Mossoró, com isso o lugar foi se desenvolvendo e logo já éramos uma grande povoação.

Em 1963 passamos à categoria de cidade, e em 1967 a cidade passou a denominar-se FRUTUOSO GOMES, nada mais justo do que essa homenagem ao homem que trouxe o desenvolvimento para o nosso município.

Aprendizado Rural

A Secretaria de Agricultura do Município de Frutuoso Gomes vem se empenhando em realizar ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar, bem como, a garantir a permanência do homem do campo em seu ambiente próprio.
O Prefeito, Dr. Lucídio Jácome, tem direcionado seus esforços para conseguir mudar a situação de abandono em que se encontra a agricultura local. Através de parceria com o SENAR, estão sendo ministrados cursos na área rural tendo como objetivo a capacitação profissional do pequeno produtor.

Dr. Lucídio e o Instrutor do SENAR

O ponto de partida desta grande iniciativa foi um curso de "MANEJO SANITÁRIO EM BOVINOS", realizado no sitio arrojado onde os participantes aprenderam noções de higiene na manipulação do leite, detecção das doenças mais comuns na nossa região, aplicação de medicamentos entre outras.

Aula Teórica Manejo em bovinos.

Aula Prática Manuseio de Medicamentos