segunda-feira, 8 de março de 2010

Frutuoso Gomes concorre ao Selo Unicef


O prefeito Lucídio Jácome ( ao centro de óculos ) com parte da Comissão do Selo Unicef

O prefeito Lúcido Jácome Ferreira participou do encontro com a comissão do Selo UNICEF do município de Frutuoso Gomes.

O prefeito ressaltou que a grande importância do Selo é a ênfase às Crianças/Adolescentes, afinal são elas o futuro do nosso Brasil.


O Selo UNICEF é um processo que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Como também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.


A criação das Comissões Pró-Selo é uma das recomendações para que o município desenvolva o planejamento e implemente as ações que favorecem à conquista do Selo.


A Comissão é importante para fortalecer a articulação em torno do alcance dos objetivos do Selo, e sua formação deve incluir o articulador(a), conselheiros tutelares e de direitos da criança, representantes de órgãos estratégicos da prefeitura, como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social ( o ideal é que estes tenham poder de decisão, para dar agilidade ao processo); organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência (por exemplo a Pastoral da Criança, onde houver), lideranças adolescentes e comunicadores.


Quanto mais sedo as Comissões forem implementadas, melhor para o município, já que esse coletivo será o responsável por planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo como, realizando reuniões sistemáticas e monitorando os indicadores sociais relacionados com crianças e adolescentes

Fonte: Sec. de Ação Social