quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

46º Emancipação Política de Frutuoso Gomes

História:

“Às treze horas de 01/01/1964, no prédio onde funcionará a Prefeitura Municipal, iniciou-se a sessão solene de instalação do Município de Mineiro, criado pela Lei nº 3.008, de 20/12/1963, e publicada no Diário Oficial do Estado em 21/12 do mesmo ano. Assume a presidência dos trabalhos, Sr. Manoel Raimundo da Silva, segundo Juiz de Paz em exercício que convida o Sr. Severino Ferreira de Araújo, serventuário do cartório desta cidade para servir de secretário. Inicialmente o presidente comunica a finalidade da presente reunião para, em seguida, declarar instalado o novo município de Mineiro. A seguir convida para participarem da mesa dos trabalhos, as autoridades presentes, facultando a palavra a quem dela quiser fazer uso. Pede a palavra o Sr. Agnelo Fernandes e se pronuncia da seguinte maneira: Congratulando-me por este feliz evento, que constitui para nós motivo de orgulho e regozijo, faço votos para que o novo município seja a garantia do progresso e grandeza desta terra, e da prosperidade deste povo honesto e trabalhador.
Em seguida o presidente comunica que de acordo ao que lhe fora atribuído e declarando haver tomado conhecimento da nomeação do primeiro prefeito desta comuna, convida a seguir o Sr. Raimundo Belarmino da Fonseca, prefeito nomeado, que de pé leu o seguinte compromisso: “Prometo guardar a constituição do Estado, e desempenhar com lealdade e dedicação, o cargo que me foi confiado de Prefeito deste município”, o que é seguido de calorosa salva de palmas; após o que o presidente declara empossado no cargo o novo prefeito de Mineiro.
Nada mais havendo a ser tratado, o presidente declara encerrada a sessão solene mandando antes que se faça a presente ata, que depois de lida e achada conforme, foi assinada por todos os presentes, eu, Severino Ferreira de Araújo, secretário, a escrevi e assino”.

Sr. Vicente Costa, em uma das fotos que fará parte da exposição "Pioneiros de Nossa Historia".

É com muito orgulho que o povo Frutuosense comemora mais um ano de emancipação política do município, os eventos comemorativos acontecerão nestes dias 19 e 20 de dezembro com a seguinte programação:

Dia 19/12/09
09:00 às 17:00 Hs – confederação das cidades( abertura)
Local : auditório do CSU
09:00 às 17:00 Hs - torneio de vôlei de areia
Local: Quadra de vôlei ao lado do ginásio poliesportivo
11:00 - Palestra com o prefeito municipal
· Entrega dos diplomas da escola digital com a presença de Luis Carlos presidente da Emater / RN
Local: Mercado Público
22:00 hs- abertura da festa natalina ( praça publica)
· Show com a banda Forró Magote E Os Nonatos


DIA 20/12/2009
07:00 Hs- Retrêta com a banda de Musica Filarmônica 20 de dezembro.

07:30 – Comemoração de aniversário do município com corte do bolo e o canto de parabéns acompanhado pela banda de musica.
08:00 - Corrida a pé - Atletismo
08:30 - Corrida de Bicicleta - Ciclismo
09:00: - Corrida de Jumento
09:30 –Espaço aberto para a fala das autoridades local:
· Prefeito Municipal
· Vereadores
· Secretários
· Autoridades
09:30- Momento “saúde de Todos Nós”
Tendas da secretaria Municipal de Saúde, com atendimento e educação sobre saúde.
11:00 – Decisão do campeonato municipal de Futsal de F. Gomes- RN
Local : Ginásio poliesportivo
17:00 – Momento religioso
Procissão com nossa senhora do perpetuo socorro saindo da casa de Wilson na Mumbaça de Cima, até a Igreja.
18:00- Momento político e cultural.
Local: Mercado publico
18:30 - · Exposição fotográfica sobre “Os Pioneiros de Nossa História”
21:00 hs Apresentação do Grupo de Dança Pastoril da cidade de Frutuoso Gomes.22: 00 hs. Shows com Carlinhos e banda Sirano e Sirino

Defesa Civil recupera barragem



A Defesa Civil do Estado concluiu as obras de recuperação da “Barragem de Lua” localizada no Rio Mineiro, que arrombou-se no último inverno devido as fortes precipitações do inverno na região.


A obra teve o valor total estimado em 60 mil reais e foi executada pela Construtora Pinheiro LTDA tendo como engenheiro responsável Francisco da Chagas B. Avelino.