segunda-feira, 8 de julho de 2013

TEVE INÍCIO A OBRA PARA RESTAURAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Por Nildo Alexandrino.

Mostrando sua preocupação com o desenvolvimento econômico e cultural do município, o Prefeito Dr. Lucídio Jácome conseguiu mais uma importante obra para o a cidade. Começou os serviços para restauração da Estação Ferroviária.
 
A mesma será totalmente restaurada, mantendo seu modelo original e será transformada em museu e biblioteca. A obra tem uma grande importância no contexto histórico do município, pois foi graças a implantação da Estação Ferroviária que o nosso lugarejo alcançou seu desenvolvimento.

A Rede Ferroviária Mossoró-Sousa (depois RFFSA), foi inaugurada em Mumbaça ( primeira denominação da nossa cidade), em 1941 graças ao grande empenho do Sr. Frutuoso Gomes para que a mesma passasse por aqui.
 
Frutuoso Gomes, muito amigo de Vicente Saboia, (Saboinha), diretor da Rede Ferroviária, foi a Mossoró falar com o mesmo e doou uma grande faixa de terra para que a estrada de ferro passasse seus trilhos por aqui, pois era um grande sonho do Sr. Frutuoso Gomes ver sua querida Mumbaça crescer e prosperar-se.

Com a implantação da Estação Ferroviária a pequena Mumbaça começou a desenvolver-se mais rapidamente graças ao intenso movimento de cargas e passageiros que pegavam o trem nessa estação.
 
Vinham gente de toda região para embarcar suas mercadorias para Mossoró, com isso, o lugar foi desenvolvendo-se e logo já éramos uma grande povoação.
 
Em 1963 passamos à categoria de cidade, e em 1967 a cidade passou a denominar-se FRUTUOSO GOMES, nada mais justo do que essa homenagem ao homem que trouxe o desenvolvimento para o nosso município.
 
Fotos:
Estação, anos 70, já com a denominação de Mineiro.Arq. Nildo Alexandrino
























Nildo Alexandrino Coordenador de Cultura do Município

1º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE FRUTUOSO GOMES