sábado, 17 de abril de 2010

Estado amplia trabalho preventivo na região

Frutuoso Gomes - Dia 15, o prefeito/médico Lucídio Jácome, de Frutuoso Gomes, reuniu os agentes de saúde e de endemias para iniciar o trabalho de orientação dos moradores do município quanto à possibilidade de contaminação por raiva humana. O Governo do Estado, diante da constatação de muitos casos de raiva animal na região, decidiu fazer um trabalho mais abrangente, através da 6ª Regional de Saúde de Pau dos Ferros, alcançando todos os municípios próximos a Frutuoso Gomes. Agendou para terça-feira da próxima semana uma reunião com autoridades de Frutuoso Gomes e cidades vizinhas para tratar da questão.


As medidas preventivas que estão sendo adotadas é para evitar que outros moradores do município, mesmo que de forma acidental, venham a contrair o vírus da raiva de animais silvestre ou domésticos, como aconteceu há cerca de dois meses com o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, que ao tentar manusear uma montaria (cangaia), um morcego contaminado com o vírus da raiva estava dentro e mordeu sua mão. Tião, como é mais conhecido, morreu semana passada, uma hora depois de ser internado no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.


A morte do agricultor está ligada a três questões que o médico Lucídio Jácome considera fundamental que o cidadão tome conhecimento. Primeiro ele deve vacinar seu rebanho com a dose anti-rábica. Depois ele deve saber essencialmente que deve lavar o local mordido com água corrente e sabão, e, principalmente, procurar um posto médico da cidade. "Se o Seu Tião tivesse procurado médico logo no início, acredito que não teria morrido", explica Lucídio Jácome.


O veterinário Domício Vale, de Mossoró, acrescenta que é importante que o cidadão tenha plena ciência que o animal doméstico não representa tanto risco tão quanto o silvestre, pois este quase sempre é vacinado e não está exposto como a raposa, sagui, guaxinim e principalmente o morcego, que existe em abundância na região. No caso do morcego, o perigo é maior quando este está no chão. Como existem muitos casos registrados de raiva animal em toda a região, a saída é fazer um trabalho alcançando todos os municípios.


No caso dos familiares de Tião, a diretora do Hospital de Frutuoso Gomes, Gerdilene Carlos, informou que já receberam a orientação devida dos profissionais de saúde. Estão em casa. Já com relação aos rebanhos de bovinos, equinos, suínos e caprinos do município de Frutuoso Gomes, o trabalho deve ser realizado a partir da próxima semana, através de uma parceria das secretarias de Agricultura e Saúde.


A primeira reunião para tratar do trabalho será terça-feira, às 9h, em Frutuoso Gomes. Para a ocasião, estão sendo convidadas todas as autoridades da educação, da saúde e os prefeitos municipais. Conforme o que foi comunicado ao município de Frutuoso Gomes, os agentes da 6ª Regional de Saúde, de Pau dos Ferros, querem realizar um trabalho nos rebanhos e colônias de morcegos em Frutuoso Gomes e municípios vizinhos.

Fonte: Jornal De Fato