quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jornal "Folha do Estado" Destaca: O Carnaval de Frutuoso Gomes Promete Ser Um dos Maiores da Região.



FRUTUOSO GOMES - O bater dos tambores - todo inicio de noite no centro da cidade - e a efervescência já existente na cidade que já recebe decorações, prenuncia mais um grande evento carnavalesco para 2012. O Tradicional Carnaval de Frutuoso Gomes, em sua 16a edição, promete superar o sucesso das vezes anteriores e esse ano com um diferencial. O folião terá 5 dias de muita festa e não 04 como acontecia anteriormente. A informação é de Gerdson Carlos, o popular 'Bebé', secretário de administração. " O nosso carnaval tem alcançado índices cada vez maiores de participação popular e o prefeito Lucidio Jáckome, procurando preservar esse sucesso, entendeu que a folia de momo poderia começar mais cedo. Vai ser na sexta-feira, dia 17, com a Banda Inala fazendo uma grande show", disse.

O show com Banda Inala, que é uma espécie de prévia carnavalesca, vai acontecer nas dependências da Planeta Casa Show e a partir daí os festejos só vão ser encerrados na terça-feira, 21. "Nós vamos emendar com o carnaval de rua que começa no dia 18, um sábado e vai até o dia 21". O carnaval tipicamente de rua, 100% financiado pelo poder público municipal, vai desenrolar-se na praça Missiê Edgar, no centro da cidade, onde já existe um palco fixo que vai receber grandes atrações a nível de município e de região Nordeste.

De acordo com Gerdson Carlos, em termos de atração o Tradicional Carnaval de Frutuoso Gomes está bem melhor do que em outros municípios como Alexandria, Tenente Ananias. Aconcentração dos foliões na praça Missiê Edgar, dar-se-á sempre a partir das 16hs, em frente ao palco de eventos e, quando tem início a apresentação de bandas, com encerramento as 2hs da manhã do dia seguinte.

Partindo do pressuposto de que o carnaval de 2001 nesta cidade, foi de certa forma modesto, apesar do grande êxito obtido, Gerdson Carlos diz que para este ano, uma série de ajustes foram feitos. Um deles foi o acréscimo de mais um dia de folia e outro é no tocante às bandas.

A grande novidade é a banda Nagibe, de João Pessoa, um grupo bastante conceituado e que pela primeira vê se apresenta em Frutuoso Gomes.

As demais atrações são: Banda Inala, que toca na prévia; além de Pegada de Luxo,Bakulejo, Banda Stilus, Alex Mota, Municipal Santos, ex-Prabalá e o Muído Gostoso, grupo formado por filhos da terra e que vão se apresentar durante os quatro dias de folia. "É uma banda que ta se formando e o prefeito Lucidio, como é de sua índole incentivar os artistas da terra, está lhes concedendo essa oportunidade", declara o secretário.

ESTRUTURA EM SEGURANÇA JÁ ESTÁ GARANTIDA AOS FOLIÕES

O carnaval de Frutuoso Gomes, que este ano completa 16 anos que é realizado em Praça Pública, foi a partir da administração de Lucidio Jáckome que começou a ganhar projeção a nível não só de região mas de Estado. Durante o período de momo, chegam à cidade, não só os filhos ilustres que residem em Mossoró, Natal e Fortaleza mas, também turistas.

O que antes era considerado uma festa elaborada de forma artesanal, ultimamente passou por melhoras e o exemplo é a estrutura de palco, a aquisição de banheiros químicos como forma de higienizar o ambiente, gerador de energia e também, o mais importante de tudo, a segurança das pessoas. "O prefeito conseguiu junto ao comando

da Polícia Militar, um grande reforço na segurança e portanto o folião da cidade e o visitante que for a Frutuoso Gomes não deve se preocupar porque o quesito segurança vai funcionar. Basta dizer que no ano passado esse esquema funcionou e não se teve registro de uma ocorrência sequer", alerta Gerdson.

Outra providência adotada pelo poder público municipal como forma de oferecer uma maior comodidade e tranqüilidade aos visitantes, é com relação a estacionamento de veículos. Uma rua da cidade, próxima à Praça da Folia, vai ser interditada e colocada á disposição das pessoas que vierem de outras regiões. Uma taxa simbólica deverá ser cobrada, sendo que a mesma será utilizada para remunerar os vigilantes que estarão trabalhando.

INICIATIVA PRIVADA É CONVIDADA A INVESTIR EM EVENTOS DESSA NATUREZA

Em público estimado em mais de 5 mil pessoas por noita na Praça da Folia Missiê Edgar. Essa é a projeção feita pela prefeitura de Frutuoso Gomes com relação ao carnaval deste ano. São pessoas tanto da comunidade como de outras cidades que estão ali para se divertir e por sua vez consumir bebida, comida e itens dos mais variados possíveis, o que acaba por incrementar a economia do município.

Diante desse exposto, o secretário Gerdson Carlos, disse estar mais que na hora de a iniciativa privada fazer uma parceria com o poder público e não deixar que esse assuma sozinho as despesas com a festa. "Num evento como esse, ganha o povo e ganha também a classe comercial e empresarial. Portanto, eu gostaria de aproveitar da oportunidade e convidar a todos que fazem a iniciativa privada para nos unirmos num só esforço e investirmos nesse evento. Com certeza os resultados serão bastante satisfatórios",disse.

Um exemplo citado pelo secretário Gerdson Carlos é a MN Imobiliária que investe na região e parte na frente ao firmar parceria com a administração de Lucidio Jáckome. "A iniciativa privada pode ser parceira das mais diversas maneiras possíveis. Seja investindo na mídia ou nos blocos de rua que até nesse aspecto é a prefeitura que argui com algum tipo de ajuda. Esse procedimento, aonde é adotado, ganha o povo, mas acima de tudo os que fazem a iniciativa privada. Fica aqui o nosso convite", conclui.

FONTE: JORNAL FOLHA DO ESTADO, FEVEREIRO DE 2012.