terça-feira, 4 de agosto de 2009

Prefeitura investe em Limpeza Urbana


A Prefeitura Municipal preocupada com a saúde e bem estar dos cidadãos Frutuosenses, não está medindo esforços com a limpeza urbana municipal


Serviços como limpeza de esgotos, desmatamento de praças, ruas e avenidas, aquisição de novos tambores de lixo, pinturas de meio fios, etc. estão sendo efetuadas.

Sentindo a necessidade de dar continuidade a esta ação, e preocupado com o bem estar social algumas medidas devem ser adotadas pela população como forma de educação e bem estar social:


O lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto constitui-se em foco de proliferação de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, etc.)

A exposição indevida do lixo gera incômodos à população, tanto pelo seu mau odor quanto pela poluição visual e degradação do espaço onde é lançado.

O lixo, uma vez aproveitado, pode ter reduzidos os custos com a sua coleta e disposição final. Seu aproveitamento se faz através de reciclagem de materiais recuperáveis (papel, plástico, metal, vidro, etc.), com a fabricação de composto orgânico ou, ainda, pelo aproveitamento do gás metano produzido durante a sua decomposição na ausência de oxigênio.

A Secretaria também informa que a Coleta de Lixo Urbano é recolhido nas Segundas, Quartas e Sábados.

Sobre a coleta seletiva esta sendo construído na cidade de Umarizal que atenderá a todas as cidades circunvizinhas do centro do núcleo.

A coleta seletiva consiste na separação dos materiais reaproveitáveis presentes no lixo ainda na fonte geradora (residências, escritórios, etc.), antes da operação de coleta.O grande ganho da coleta seletiva está na conscientização da população para as questões sanitárias e de preservação ambiental, uma vez que sua atuação desenvolverá formas corretas de acondicionamento do lixo, assim como meios de poupar fontes de recursos naturais não renováveis.

Destaca o Secretário de Obras, Boinho.