quinta-feira, 15 de março de 2012

FRUTUOSO GOMES É O ÚNICO MUNICÍPIO CONTEMPLADO NO RN PARA REPASSAR AOS AGRICULTORES CADASTRADOS A PARCELA DO GARANTIA SAFRA REFERENTE A 2010/2011



Mais de 13 mil agricultores de quatro estados começam a receber os pagamentos do Programa Garantia-Safra referentes ao mês de março. A portaria que autoriza o pagamento foi publicada pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) . Os pagamentos serão feitos a 13.558 agricultores de 13 municípios baianos, dois alagoanos, dois piauienses e um potiguar (Frutuoso Gomes). Em março, serão pagas duas parcelas. O valor total a ser desembolsado para todos os agricultores é de R$ 4.338.560, provenientes do Fundo Garantia-Safra, que é composto por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos agricultores.

O Garantia-Safra é um seguro que cobre perdas de safras de milho, arroz, feijão, mandioca e algodão causadas por estiagem ou enchentes no Semiárido , que abrange a região Nordeste, o norte de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e alguns municípios do Espírito Santo. Recebem o benefício os agricultores familiares com renda de até 1,5 salário mínimo cujo município tenha apresentado perda de ao menos metade da produção devido à seca ou a enchentes. Na safra atual 2011-2012, mais de 563 mil agricultores familiares já aderiram ao programa.No RN, em março, o único município beneficiado foi o de Frutuoso Gomes no Alto Oeste Potiguar onde serão beneficiados 94 agricultores.