segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ALUNOS DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA DERAM INÍCIO ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO


       Domingo, 02/08/2015, os alunos do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, que funciona na Escola Municipal Pedro Dias, no Sítio Candéia, ficaram muito felizes ao dar início às atividades práticas de campo.
      Apesar do Programa não oferecer recursos específicos voltados para essas atividades, a Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes não mediu esforços para a aquisição dos insumos necessários às atividades.
       Além do mais, a estiagem que o município vem enfrentando nos últimos anos e o baixo nível de água do Açude Lucrécia poderiam comprometer, temporariamente, parte das atividades do tempo Comunidade do Programa, já que as atividades voltadas para a implantação e manutenção de sistemas de produção de hortaliças, necessitam desse recurso em abundância, se não fosse à parceria, em tempo oportuno, que os alunos e toda a equipe do Saberes da Terra obtiveram através do Sr. José Domingos do Nascimento, conhecido como “Zé de Doca” que cedeu o espaço na sua propriedade localizada no Sítio Catolezinho, que dispõe de água abundante e outros materiais, como fonte de matéria orgânica acessível e indispensável para que os alunos desenvolvam suas atividades.
      As atividades desenvolvidas no Programa Saberes da Terra vão de encontro aos princípios da alternância: tempo-escola (aulas presenciais) e tempo-comunidade (pesquisa, estudo e prática agrícola), com duração de 2.400 horas, das quais 1.800 horas presenciais, que são ministradas no turno noturno. O currículo aborda cinco temas: Agricultura familiar, etnia, cultura e identidade; Sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; Cidadania, organização social e política pública; Economia solidária e  Desenvolvimento sustentável e solidário. Além da temática profissional, os alunos vão estudar linguagens, ciências exatas, formação humana e profissional.
        Assim, esperamos com esse programa elevar os níveis de profissionalização dos agricultores familiares e estimular o desenvolvimento sustentável como possibilidade de vida, trabalho e constituição de sujeitos cidadãos no campo, melhorando assim a qualidade de vida de todas as Unidades Familiares envolvidas.


A equipe 

Fotos: Equipe Saberes da Terra