segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Programa Bem Viver chega a Frutuoso Gomes



O programa “BEM VIVER” – Programa de Prevenção e detecção do câncer do colo de útero e de próstata vai ao município de Frutuoso Gomes nesta sexta-feira (24) com o propósito de incentivar homens e mulheres da zona rural a acompanharem sua saúde anualmente, por meio de exames preventivos e rotineiros, e a realização de palestras de conscientização sobre diversos temas. Esse programa é viabilizado com recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar-RN, e realizado em parceria com as Prefeituras Municipais. A população será recebida a partir das nove horas da manhã na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A ação é realizada durante um dia inteiro, preferencialmente nas zonas rurais de cada município participante, e chega a atender uma demanda de 400 pessoas, entre homens e mulheres. Os beneficiados são recepcionados por profissionais envolvidos que irão cadastrá-los no Cadastro Social do SENAR, e em seguida, são encaminhados para as palestras que compreenderão temas como: Prevenção de Câncer de Colo de Útero, Câncer de Próstata, Higiene Pessoal, Planejamento Familiar, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Alimentação e Nutrição e demais temas emergenciais na área de saúde. Somente após o momento de conscientização acontece a coleta de material para análise. 

Para motivar a participação de homens e mulheres promover a autoestima, será oferecido um momento em que irão dedicar à beleza, através de serviço como: corte de cabelos e cuidado com as unhas. Este momento ocorrerá após a realização do exame. Para finalizar o dia de atividades, todas as pessoas que realizaram os exames de prevenção recebem um kit de beleza composto de diversos produtos e após isso se encontrarão com seus filhos os quais estavam simultaneamente envolvidos com atividades educativas e/ou esportivas, coordenados por profissionais habilitados em recreação. 



SERVIÇO
Programa Bem Viver em Frutuoso Gomes
Data: Sexta-feira, 24 de Outubro 2014
Local: Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Horário: A partir das 9h

RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PAPA NICOLAU 

Não estar menstruada; 
Não usar duchas vaginais na noite antecede o exame; 
Não usar cremes vaginais 24 horas antes do exame; 
Não usar talco na parte externa da genitália; 
Não ter relação sexual 24 horas antes da colheita. 


RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PSA 

Homens acima de 40 anos; 
Jejum desejável de 4 horas; 
Não ter relação sexual nas ultimas 48 horas antes do exame; 
Não ter praticado masturbação nos últimos 2 dias; 
Não ter praticado relação anal nos últimos 7 dias.

Projovem Campo - Saberes da Terra

A Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes-RN, através de Secretaria Municipal de Educação, realiza adesão com Ministério da Educação mais especificamente com o Projovem Campo - Saberes da Terra.

O município já tinha sido contemplado com o Programa, na edição anterior, sendo uma parceria entre a Secretaria de Educação de Estado do Rio Grande do Norte e o município. Entretanto, nesta edição tem-se um diferencial: O Projovem, será Coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. 

A turma do Projovem Campo, vai ser instalada na Escola Municipal Pedro Dias, na comunidade do Candeia e, será composta por 20 alunos bolsistas na faixa etária de 18 à 29 anos, que não tiverem concluído o Ensino Fundamental e sejam trabalhadores do campo. Nesses últimos dias 15, 16 e 17 de Outubro, estiveram em Recife-PE, na formação realizada pelo MEC, a Professora Gorete Torres e a Professora Fátima Santana, as quais foram capacitadas para implantarem/implementarem o Programa em Frutuoso Gomes. 

A Secretária Municipal de Educação, Sebastiana Dantas, em sua fala, deixa claro que o Programa é mais uma oportunidade trazida ao município em prol de uma educação de qualidade, que possibilite a todos, sem exceção, serem preparados para a vida e para a sociedade.

FESTA DA PADROEIRA 2014

A tradicional Festa da Padroeira de nosso município aconteceu de 02 a 12 de outubro com uma programação voltada a cultura do nosso povo.

Nesse ano comemoramos 71 anos de festa alusiva a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festa teve inicio em 1943 com barracas montadas para arrecadação de recursos para construção da capela.

A programação desse ano teve inicio no dia 02/10 com a apresentação da banda gospel Swing Louvor e nos dias seguintes tivemos várias atrações culturais, incluindo a exposição de articulturano no centro de eventos,  até a festa de encerramento que aconteceu na Planeta Casa Show no ultimo dia 12/10.

Fotos:
O prefeito Dr. Lucidio Jácome com sua esposa Zilna, prestigiando os eventos

Banda Som Vip

Tradicional Motocross

Roberto Cantor, ex vocalista da banda Terríveis

Banda Swing Louvor



Apresentação de artistas da terra/show de calouros

Apresentação de artistas da terra/show de calouros

Apresentação de artistas da terra/show de calouros