quarta-feira, 25 de maio de 2011

Frutuoso Gomes é contemplado com o Programa "Projovem Campo – Saberes da Terra"

A Cidade de Frutuoso Gomes foi contemplada com o Projovem Campo - Saberes da Terra. O Projovem Campo – Saberes da Terra, constitui-se no Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com qualificação Social e profissional para Agricultores/as Familiares implementado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação profissional e Tecnológica ( SETEC).


O Programa é dirigido a jovens agricultores com idade entre 18 e 29 anos, alfabetizados, mas que não tenham concluído o ensino fundamental O curso tem duração de dois anos integrando formação teórica, prática e profissional tendo como eixo a agricultura familiar e a sustentabilidade. A oferta de formação aos agricultores com pouca escolaridade reúne os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário, do Trabalho e Emprego, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento e Combate à Fome e a Secretaria-Geral da Presidência da República. Durante a formação, o aluno recebe um auxílio financeiro de R$ 100, a cada dois meses, que deve ser retirado com o cartão social no Banco do Brasil, mas deve também ter 75% de freqüência para receber o benefício e o certificado.



O curso será no sistema de alternância tempo-escola (aulas presenciais) e tempo-comunidade (pesquisa, estudo e prática agrícola), com duração de 2.400 horas, das quais 1.800 horas presenciais, que serão ministradas no turno noturno. O currículo abordará cinco temas: Sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; Desenvolvimento sustentável e solidário; Economia solidária; Cidadania, organização social e política pública; Agricultura familiar, etnia, cultura e identidade. Além da temática profissional, os alunos vão estudar linguagens, ciências exatas, formação humana e profissional.



A abertura do curso aconteceu nesta última Sexta-Feira 20/05/2011 no Balneário Lago Azul, na referida comunidade onde acontecerá o curso. Estiveram presentes: Dr. Lucídio Jácome, prefeito do município, Sebastiana Dantas, Secretária de Educação; Edvaldo Lopes, Técnico Agrícola e Chefe da Unidade Local da Emater; Diretora Vânia Leão; Presidente da Associação da Comunidade, Fátima; Assistente Social; Madalena Paulo Torres, Assistente Social entre outros parceiros.



O Curso acontecerá na Escola Municipal da Comunidade Mumbaça de Cima. A Turma denominada de Mãe Natureza foi formada inicialmente com 32 alunos e será acompanhada pela seguinte equipe de professores :

Professores - Áreas de Conhecimento a serem trabalhadas:

Odemirton Andrade, Ciências Humanas
Fátima Nunes, Ciências da Natureza
Jacileide Amaral, Linguagens
Rogério Alexandrino, Ciências Agrárias

Esperamos com esse programa elevar os níveis de profissionalização dos agricultores familiares e estimular o desenvolvimento sustentável como possibilidade de vida, trabalho e constituição de sujeitos cidadãos no campo, melhorando assim a qualidade de vida de todas as Unidades Familiares envolvidas.


A equipe.



Fotos:








































































































Primeira aula do projeto.
























Alunos assistem primeira audo do "Saberes da Terra"