quinta-feira, 25 de março de 2010

Prevenção e Combate a Dengue

Prefeitura municipal de Frutuoso Gomes, Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadores dos Programas, PROJOVEM ADOLESCENTE E PETI (PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL), realizaram neste dia 16 de Março de 2010, uma palestra de Prevenção e Combate á Dengue.

Como palestrantes os Agentes de Endemias tiraram com clareza todas as dúvidas questionadas pelos alunos. Esclarecendo os agentes, que não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea produz os ovos.

Algumas dicas de ações:
· Não deixar a água se acumular em recipientes como: vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas etc.
· Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas.
· Não cultivar plantas em vasos com água, Usar terra ou areia nestes casos.
· Tratar as piscinas com cloro e fazer a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
· Manter as calhas limpas e desentupidas
· Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Tratamento:
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Curiosidades:
· Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
· A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Realização e Participação dos Orientadores Sociais e Coordenação do PETI, Girlan Welber, Erivanete e Maria Dlany.


Agentes de Endemias tiraram com clareza todas as dúvidas questionadas pelos alunos.