quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1º CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA

No ultimo dia 24 de Fevereiro do ano em curso, foi realizado no Municipio de Frutuoso Gomes - RN a 1ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no Centro Social Urbano. Onde estiveram presentes o Senhor Prefeito Municipal Lucídio Jacome Ferreira, a senhora primeira dama Zilna de Medeiros Regalado Ferreira e o secretariado local. Artistas locais também nos honraram com suas presenças, como o artista plástico Vicente Trajano e a poetiza Helena Bezerra que abrilhantou o evento com suas belas poesias.

O palestrante Genilson Nunes Carlos conduziu as discursões de forma objetiva e clara, visando um bom diálogo entre a plenária. Na oportunidade os munícipes trataram de expor seus anseios por uma expansão da cultura local, onde surgiram ótimas propostas referentes ao resgate da cultura Frutuoso-Gomense, propostas estas que foram encaminhadas a Conferência regional que aconteceu em Martins-RN. No encerramento do envento a Professora/Diretora Vânia Leão recitou versos relatando o evento e deixou todos surpresos com suas belas rimas.

Foi realizada a eleição dos delegados, que são:

Alcivânia Andrade - representante da comunidade civíl
Vicente Trajano - representande da comunidade civíl
Edinaldo Paiva - representante do poder publico
Rivanildo Alexandrino - representante do poder publico

”As Conferências Municipais de Cultura constituem-se em espaços de discussão das políticas públicas de Cultura, com vistas à sua implementação. Para isso, reúnem membros do Governo, da Sociedade Civil Organizada e outros segmentos para debater, trocar experiências e propor prioridades para as políticas públicas nos próximos anos. São, portanto, instrumentos de significativa relevância para levantar dados que possibilitem a elaboração da Política Cultural para o Município. As Conferências Municipais podem ser instrumentos que subsidiam o planejamento da gestão pública, na medida em que reúnem setores significativos da sociedade para discutir o assunto, uma vez que apresentam propostas de implementação de conferências anteriores e promovem o encontro entre a sociedade civil, técnicos e estudiosos da área e o governo municipal”. Ressaltou o prefeito Lucidio Jácome durante a conferencia.

”Me sinto feliz em realizarmos um evento como este em nosso município, onde temos a oportunidade de debatermos melhorias para a cultura local, bem como, em fazer parte da gestão de uma pasta tão importante para nosso município. Quero agradecer desde já ao Prefeito Municipal Dr. Lucidio Jacome e a Secretária de Finanças Jandiara Sinara que não mediram esforços para a realização do evento. Agradeço também a Genilson Carlos( PALESTRANTE), Sonaira Carlos ( COORDENADORA DO EVENTO), Vânusa Câmara e Ariany Amaral que me ajudaram na organização e realização desta Conferência como também ao público em geral que abrilhantaram o evento com vossas participações”. Disse Sebastiana Dantas - Sec. de Educação, Cultura e Desportos.

FOTOS: Nildo Alexandrino/Vania Leão

O prefeito Lucidio Jacomo falou da importância da Cultura para o município.




Sebastiana Dantas, Sec. de Educação, Cultura e Desportos


Genilson Nunes, palestrante do evento


Gerdson Carlos, sec. de Administração do município expressou sua opinião sobre cultura


Participação da poetisa Helena Bezerra


Vania Leão recitou versos sobre o evento