quarta-feira, 24 de março de 2010

Inclusão Digital em Frutuoso Gomes.

O Centros de Inclusão Digital de Frutuoso Gomes iniciou seus trabalhos no dia 14 de março na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de informática criado para a comunidade carente, com o objetivo de promover a inclusão digital da população e estimular a responsabilidade social, o empreendedorismo e ampliar as noções de cidadania.

O projeto ganhou força e se tornou realidade em 2010 na administração do Prefeito Lúcido Jácome. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde atendendo crianças/adolescentes dos programas sociais PETI e PROJOVEM.

Propiciando um ambiente virtual e presencial à comunidade local e um espaço de aprendizagem onde os alunos podem acessar os cursos da Escola Virtual e usufruir de recursos tecnológicos aos quais, normalmente, não teriam acesso. O projeto tem como coordenador do TELECENTRO, Kaio Kelpson Mozart da Câmara Carlos.

Objetivo:

É promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade.

Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social. O tema da inclusão digital não está somente dentre as linhas de ações propostas pela instituição, mas também vai ao encontro de diversas ações dos governos federal, estadual e Municipal, em especial a atividades de inclusão propostas pelo Programa Fome Zero.

Através da criação dos Telecentros pode-se ampliar o conceito de inclusão digital como forma de integração entre educação, tecnologia e cidadania visando a transformação social.



Instrutor orientando os alunos no Telecentro.