quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Frutuoso Gomes está entre os 20 Municípios selecionados no Brasil pelo programa BPC.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vem comunicar o lançamento da publicação:

"CATÁLOGO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA"

Que acontecerá,
Dia: 08 de dezembro de 2010 (quarta-feira). Horário: às 17 horas.
Local: X Reunião Ampliada e Descentralizada no CNAS, em Fortaleza/CE. Endereço:
Hotel Ponta Mar, Avenida Beira Mar, nº 2.200, Meireles.


O objetivo desta publicação é divulgar as experiências municipais na implementação do Programa BPC na Escola. Em todo Brasil foram selecionadas 20 experiências, dentre as quais está o município de Frtutuoso Gomes.

Grupo Gestor de Frutuoso Gomes:

Grupo Gestor: Vanusa Gomes Camara Linhares- Assistência Social- Coordenador
Sebastiana Dantas de Medeiros Silva- Educação
José Clésio Paulino Cavalcante- Saúde
Equipe Técnica:
Teresa Raquel Rodrigues da Silva- Coordenadora
Maria Dlany Costa

BPC, ( Beneficio de Prestação Continuada ),
Objetivos:
2) Descrever as práticas/estratégias (ações/medidas/estudos) que foram realizadas para identificação e superação de barreiras para o acesso e permanência na escola, bem como para a inclusão dos beneficiários do BPC nas políticas públicas setoriais.
Após Conhecimento da realidade do Município através da aplicação dos questionários de identificação das barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, a equipe técnica reuni-se com a equipe gestora e demais secretarias municipais, com também, com os segmentos da sociedade civil e elaborou um plano de ação para execução dos trabalhos de acompanhamento dos beneficiários do BPC. Tendo em vista, que durante as visitas domiciliares, percebemos que a maiorias das pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais pouco freqüentam a escola e/ou aos serviços que a rede de proteção social oferece. Nesse sentido, elaboramos um plano com estratégias voltadas para a inserção dos mesmos a inclusão social, como também, orientações aos familiares sobre direitos que lhe são assegurados pela Constituição.

3)Relacionar os objetivos dessas práticas.
. Inserção e Permanência na Escola da pessoa com deficiência;
. Oferecer atendimento social que vise melhorar a qualidade de vida tanto dos assistidos pelo BPC como também os que não estão inseridos no Programa;
. Acompanhar e promover ações que visem a integração da pessoa com deficiência no contexto Social;
.Viabilizar a construção de rampas adequadas para que a pessoa com deficiência tenha acesso aos serviços públicos ofertados;
. Promover a alfabetização de escolaridade da pessoa com deficiência e seus familiares.

4)Descrever o público alvo dessas ações.
Pessoa de 0 a 18 anos com necessidades especiais.

5)Descrever de que forma as políticas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos e os gestores locais foram envolvidos nessas práticas.
Através da interação e da necessidade de desenvolver um trabalho multidisciplinar nos vários setores, visando melhorar as políticas públicas no atendimento aos beneficiários do BPC. Como resultado dessa interação, através de várias reuniões, inclusive com os beneficiários e seus familiares.

6) Essas práticas foram registradas em meio audiovisual (Fotografias, Vídeos, CDs, etc.)? Em caso positivo, favor anexar ao relato. Sim, através de fotografias que serão anexadas no final.

7) Foi elaborado algum material para a divulgação dessas práticas (Folders, Cartilhas, Banners, etc.)? Se possível encaminhar junto com o relato. Sim.

8) Descreva os principais resultados alcançados com implementação dessas práticas e as possíveis soluções inovadoras para os problemas identificados?
Promoção do Dialogo entre governo municipal e demais segmentos da Sociedade civil sobre as barreiras que impedem o acesso as pessoas com deficiência aos equipamentos públicos.
Incentivo a freqüentarem a Escola com também os demais serviços públicos;
Conhecimento da pessoa com deficiência sobre seus direitos.
Fotos:






















Sesi e prefeitura de Frutuoso Gomes, realizam o curso “Cozinha Brasil”,

O Sesi em parceria com a prefeitura municipal de Frutuoso Gomes, realizou em nossa cidade o curso “Cozinha Brasil”, um programa de educação alimentar que esta mudando a vida de milhares de brasileiros.
O curso foi realizado nos dias 22 a 25 de novembro, onde os participantes aprenderam a preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos.

O prefeito dr. Lucidio Jácome já conseguiu trazer vários cursos para o nosso municipio, e este foi um dos melhores, todos os participantes ficaram maravilhados com o que aprenderam e através deste curso viram o quanto desperdiçavam os nutrientes dos alimentos.

O prefeito está de parabéns pela iniciativa de nos trazer cursos de qualidade que só nos fazem crescer.


fotos:

Primeira Dama faz entrega de diploma na conclusão do curso


Fala do Prefeito na entrega dos diplomas