sexta-feira, 13 de março de 2009

Defesa Civil prepara cidades do RN para período chuvoso.


O coronel Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do RN
(primeiro a direita), e o vice-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza
(terceiro da direita para esquerda), participam da abertura oficial do curso
em Umarizal.


Os participantes de Frutuoso Gomes ao centro, da esquerda para
direita: Walmir, Genilson e Rivanildo, juntamente com a equipe
do Corpo de Bombeiros responsável pelo curso em Umarizal.


Participantes do Curso.


Da esquerda pra direita: sargento Alexandre, sargento Garcia
e o Tenente Valdeir.




O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (03) a primeira etapa do "Curso Básico de Defesa Civil", realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e Defesa Civil estadual. No período de 03 a 05 de março, os cursos serão realizados simultaneamente nos municípios de Assu, Mossoró e Apodi e serão abertos pelo vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza. O objetivo é preparar os representantes das cidades para possíveis emergências no período chuvoso, que no Rio Grande do Norte deve começar em março.
Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos definiram as ações do curso em reunião na Semarh. De acordo com o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, a necessidade de realização do curso foi percebida após as dificuldades dos municípios em atender as exigências da Secretaria Nacional de Defesa Civil durante as cheias que atingiram o RN em 2008. Na primeira fase dos cursos, participarão 63 dos 167 municípios potiguares. As atividades começam às 08h30 e seguem até às 18h.
De acordo com o coronel Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, a intenção do primeiro encontro é efetivar as comissões municipais que ficarão responsáveis pelas ações de cada cidade no período das chuvas. “As comissões estão formalizadas, mas ainda queremos torná-las atuantes”, explica o coronel. No período de 03 a 05 de março, os cursos serão realizados simultaneamente nos municípios de Assu, Mossoró e Apodi. Em Umarizal, Pau dos Ferros e Alexandria, as atividades serão desenvolvidas de 10 a 12 de março.
PREVENÇÃO
Ainda para o período que antecede às chuvas, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está vistoriando as rodovias e pontes mais susceptíveis a danos ou rompimentos. A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos também irá reparar preventivamente os maiores açudes do Estado. Para Iberê, a idéia não é alarmar a população. “As medidas são preventivas e tem o objetivo de preparar os setores do Governo pra atender a população de maneira mais eficiente”, finaliza.

Calendário do “Curso Básico de Defesa Civil”

Local:

Umarizal
Data: 10 a 12 de março de 2009.

Municípios participantes: Umarizal, Olho D'água dos Borges, Riacho da Cruz, Viçosa, Martins, Portalegre, Lucrécia, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Patu, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos e Messias Targino.