terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Frutuoso Gomes faz Campanha: Carnaval sem DST/ HIV/ AIDS


A Equipe da Secretaria de Saúde em conjunto com a Equipe da Ação Social de Frutuoso Gomes, reforça as ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids durante o carnaval deste ano.
Uma das novidades no carnaval de Frutuoso Gomes nesse ano, é um stand com o slogan: A SAÚDE ESTÁ AQUI. Montado ao lado do centro de atrações com distribuição de camisinhas e panfletos informativos esclarecendo a população como se prevenir contra essas doenças, e principalmente para alertar aos jovens do cuidado que devem tomar com as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nesse carnaval. Serão distribuídos preservativos para incentivar a prática de sexo seguro. O stand ficará montado durante todo o período de carnaval que nesse ano promete ser um dos mais organizados da região.
A Equipe de Saúde, juntamente com a Equipe da Ação Social, ressalta que o foco principal são os jovens. "A idéia é estimular o uso do preservativo e conscientizar os foliões sobre a prática do sexo seguro, a fim de preveni-los contra as doenças sexualmente transmissíveis, Aids e da gravidez não planejada", esclarece a organização.

O que é DST ?

DST são doenças que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio da relação sexual sem camisinha. Elas podem trazer graves conseqüências à saúde do homem, da mulher e dos bebês. O contato sexual com um (a) parceiro(a) contaminado(a), seja ele pela boca, genitálias ou ânus, traz a troca de secreções e transmite as DST. Quando as pessoas trocam com freqüência de parceiro(as) sexuais e não usam camisinha antes de qualquer contato sexual e em todas as relações sexuais, o risco de contrair uma DST é muito maior.

Como reconhecer?

Os sinais aparecem no pênis, na vagina e no ânus. Feridas, verrugas ou corrimentos podem ser sintomas de DST. Procure um tratamento num posto de saúde e siga corretamente as recomendações do médico. O seu parceiro ou parceira também deve se tratar, senão um transmite para o outro novamente. Não tome medicamentos e nem passe remédios por conta própria. Só um médico pode indicar o tratamento correto.

Qual é o perigo?

Quando não descobertas ou tratadas a tempo, as DST podem causar sérias complicações. Mulheres grávidas podem abortar ou o bebê pode nascer com graves problemas de saúde. Além disso, essas doenças aumentam o risco de contaminação pelo vírus da AIDS.

É importante lembrar que qualquer pessoa em atividade sexual pode se contaminar com uma das DST, incluindo o HIV. É preciso tratar. É preciso evitar!