quinta-feira, 27 de maio de 2010

18 DE MAIO DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E AEXPLORAÇÃO SEXUAL

A prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes, Secretaria Municipal de Assistência social, com os programas PETI, ProJovem Adolescente, Conselho Tutelar e Escola Municipal Ernesto Ferreira mobilizou a cidade numa caminhada em defesa do enfretamento da violência sexual infanto-juvenil.


O objetivo é conscientizar a sociedade conforme instituído pela lei federal nº 9970/00 em caminhada o prefeito Lucidio Jacome e a primeira dama Zilna de Medeiros acompanharam os alunos até a igreja onde houve discussão, palestra e apresentação cultural.


A manhã foi de grande mobilização e conscientização. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.


Desde a criação da Lei do 18 de maio a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, aprovado pelo CONANDA em 2000 no marco dos 10 anos do ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente).

FOTOS:











O prefeito Lucidio Jácome e a primeira dama participaram da mobilização.