quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA CRINAÇA E DO ADOLESCENTE

O Município de Frutuoso Gomes realizou a "Conferencia Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente". As Cidades de Alexandria, Almino Afanso, Patu, Messias Targino , João Dias, Lucrécia, Antônio Martins e Rafael Godeiro participaram do evento.

O Prefeito Lucidio Jacome participou da solenidade de abertura dando boas vindas a todas a cidades presentes e destacou a importância de fortalecer as politicas de direitos da criança e do adolescente.

A presidente do CMDCA Sebastina Dantas ressaltou que as crianças é o nosso presente não só futuro, por isso é fundamental investir numa politica séria.

A Secretária Municipal de Assistência Social Vanuza Câmara Agradeceu a participação dos Municípios por escolher Frutuoso Gomes para realizar a conferencia e destacou na sua fala o compromisso que todos tem em garantir que os diretos da crianças e adolescentes não sejam violados, aproveitando o momento solicitou do Conselho Estadual capacitação para os novos conselheiros Tutelares pais é de fundamental importância para a politica de proteção a criança.

O presidente do Conselho Tutelar Jose Alves falou do compromisso com a criança e o adolescente. Em seguida a palestrante deu iniciou aos trabalhos com a leitura do Regimento interno.

•Tema:

“Mobilizando, implementado e monitorando a politica e o plano decenal de diretos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos Municípios".
(confira abaixo os 5 eixos temáticos)
A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente pretende definir diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

•Objetivo:
Analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes, com vista à elaboração do Plano Decenal da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Durante as Conferências foram trabalhados os seguintes eixos orientadores:

Eixo 1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Eixo 2 - Proteção e Defesa dos Direitos; Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Eixo 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos; Eixo 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A Conferencia Regional foi articulada pela Coordenadora Maria Dlany Costa e realizada no Município nesse dia 2 de Dezembro , O Conselho Estadual ministrou a conferencia e deu suporte nos eixos e propostas elencadas dos grupos de trabalho. A Conferencia teve boa participação e representações de Adolescentes da cidade Frutuoso Gomes e demais cidades presentes.

Fotos:







AÇÃO E CIDADANIA NO "PETI" DE FRUTUOSO GOMES

Crianaças e adolescentes tiveram um dia muito especial com a realização do Projeto de Ação e cidadania que a Coordenação do Programa PETI juntamente com as orientadores Sociais Promove nesse dia 30 de novembro.

O Projeto foi realizado na Sede da secretaria de Ação Social durante todo o dia. A ação contou com profissionais da cidade de Lucreicia, Helia (Cabeleleira), Profissionais do Municipio de Frutuoso Gomes Bruno Cott também cabeleleiro, e outros profissionais como: Manicures, maquiadores, profissional da saúde que falou sobre os cuidados com a higiene bocal e destribuiu quites de Higiene para todas as crianças.

A Psicologa Fatima Maclaine e Ines participaram ativamente da ação era uma das volutarias, mais requisitada pelas crianças,Durante a manhã a meninada se diverte no banho de cascata com um delicioso lanche feito com carinho pelo apoio do Peti.O dia foi bastante participativo pelos pais das crianças que participaram cortando cabelo, escova, procha... a participação contou com 120 pais na ação e cidadania.

Fotos:

Psicologa volutaria na ação
Gestora-Vanuza Voluntaria- Inês
Orientadora Social
Profissional da Saúde
Profissionais e Pais
Helia Cabeleleira da cidade de Lucrecia