domingo, 3 de maio de 2009

UMA GRANDE PERDA PARA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DE FRUTUOSO GOMES.


Começo do fim, inicia-se a demolição
da velha casa dos Tavares.


Desde criança que busco respostas pra acontecimentos como este, e como se já não bastasse outras grandes perdas como por exemplo: a demolição da residência do Sr. Frutuoso Gomes. Mas agora, uma das últimas residências no perímetro urbano, a “Casa Velha dos Tavares” como é conhecida a velha residência do senhor João Tavares Câmara e dona Joana Gomes Oliveira, que fica logo na entrada da cidade próxima a antiga estação ferroviária.

A casa foi construída em 1935 devido uma grande cheia do Rio Mineiro que inundou a residência do sr. João Tavares, pois a mesma se localizava às margens do rio. Com a perda do imóvel devido essa grande cheia, João Tavares resolve fixar moradia um pouco mais afastado do rio. A construção da nova residência teve inicio em 1935 e foi concluída em 1936.

Por localizar-se em frente a estrada real que ligava Mombaça a Boa Eperança ( hoje Antônio Martins), Caieira (hoje Almino Afonso) e outras cidades, a casa do velho João Tavares era constantemente visitada por comboieiros ou almocreves que vinham de longas jornadas e pediam pouso pra descanso nessa casa.

Dela, avistava-se o pequeno povoado de Mombaça se expandindo, a construção da Capela iniciado em 1944, a construção do Grupo Escolar Frutuoso Gomes em 1949 e a Estação Ferroviária em 1941 que trouxe junto com ela a estrada de ferro ligando Mombaça a Mossoró, trazendo a esta terra o tão esperado progresso.

Hoje vemos uma luz no fim do túnel, pois o atual prefeito dr. Lucídio está muito empenhado (apesar de enfrentar dificuldades) na construção de uma Casa de Cultura e um Museu pra guardarmos a nossa “história” e manter preservados os prédios da Estação Ferroviária e a Casa do Agente da Ferrovia. Que bom, pelo menos isso poderemos salvar.

Mas a velha casa vai desaparecer pra sempre e ficar apenas em nossas memórias, é uma pena, mas essa, infelizmente, é uma triste página da nossa história.

Nildo Alexandrino.

12 comentários:

  1. Uma grande perda, isso é uma tristeza pra nós que nascemos nessa cidade. Parabens ao amigo Nildo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, hoje quando se ver o Mundo inteiro empenhado na preservação da memória e do patrimônio por serem grandes elos de identidade que ligam as pessoas que se reconhecem como pertencentes ao seu lugar de origem; frutuoso dá o exemplo que não devemos seguir. O dever do poder público é criar na consciência do cidadão, através de políticas educacionais, o sentimento e o significado de patrimônio, seja ele material de pedra e cal ou imaterial que traz enraizado as manifestações culturais de um povo. O comentário foi longo porque, justamente, é o tema que mais me interessa dentro da minha formção.

    ResponderExcluir
  3. faço minhas as palavras do grande Pironi!!!
    isso é uma falta de responsabilidade, nao tem cabimento. e o pior é que a maioria das pessoas nao estao nem aí pra isso. veem a nossa historia indo embora pra sempre e nao fazem nada pra salva-las.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, cultivar e preservar o patrimônio histórico é algo imprescindível a nossa história...bem como a nossa origem...Mas vejam só, os monumentos e prédios históricos precisam ser restaurados pra que possammos preservá-los e o que se vê é uma casa antiga, sem cuidados algum nesse aspecto. Pois bem, n quero aqui dizer que deveriam derrubá-la...ou que acho certo tal ato...o que me incomoda é o descaso, a falta de cuidado, que poderia levar o prédio a ruínas num futuro bem próximo...Desde já agradeço a compreensão de todos...

    ResponderExcluir
  5. PQ TANTA QUESTÃO PARA CRIAR CASA DE CULTURA E MUSEU DE ARTES SE O MUNICIPIO SE DESFEZ DESSE MARCO HISTORICO COMO FOI A CASA DOS TAVARES. AO MESMO TEMPO TADAS AS REVENDICAÇÕES, PROJETOS, ENFIM FRUTUOSO GOMES SE CONTRADIZ QUANDO FALA DE SE EMPENHAR NO RESGATE DE CULTURA. QUERIA SABER SE O PODER PUBLICO Ñ TOMOU CONHECIMENTO DESSA AGRESSÃO QUE FOI A DEMOLIÇÃO DESSA CASA Q/ PODERIA SER O MUSEU.

    ResponderExcluir
  6. digo ao amigo acima "preocupado com um possivel desmoronamento da velha casa" amigão isso sim poderia vir acontecer é claro, mas por pura falta de responsabilidade do poder público, pois se tivesem um "pingo" de responsabilidade cultural isso nao aconteceria.

    ResponderExcluir
  7. JOVEM AMIGO, REALMENTE PODE SER CULPA DO PODER PÚBLICO...MAS VALE LEMBRAR QUE NAS OUTRAS ADMINISTRAÇÕES ESSAS QUESTÕES N VINHAM À TONA. N SEI PORQUE AGORA, TANTA PREOCUPAÇÃO COM A DERRUBADA DESSA CASA... QUE BENEFÍCIO CULTURAL ELA TRAZ PARA O NOSSO MUNICÍPIO? PQ NUNCA TEVE INCENTIVO ALGUM DO PODER PÚBLICO, E PQ ESSAS PREOCUPAÇÕES AGORA? N VEJO MOTIVOS PRA ISSO...O RESGATE A CULTURA NO NOSSO MUNICÍPIO N DEPENDE DE UMA CASA EM RUÍNAS, E O MUSEU PODE SER CONSTRUÍDO EM OUTRO LOCAL, BEM COMO A CASA DA CULTURA. ATÉ ENTÃO O VELHO CASEBRE N PASSAVA DE ACÚMULO DE ÁCAROS, LACRAIAS, ARANHAS, ESCORPIÕES, RATOS E BARATAS... INSETOS E ANIMAIS NOCIVOS A NOSSA SAÚDE...

    ResponderExcluir
  8. Pois é colegas, vejam só quantas contradições, pois quem está demolindo a "mais antiga casa" do minicípio? Onde fica quem tanto defende a preservação da cultura e da história de um povo? É lamentável.

    ResponderExcluir
  9. a história de um povo se faz até mesmo com um pedaço de ceramica encontrado em uma escavação arqueológica; o que falar então de um momunento de pedra e cal com uma história e significado, como bem falou o autor do texto. O amigo anonimo com letra de forma congrega da opinião daqeles que não conhecem absolutamente nada sobre MÉMORIA-PATRIMÔNIO-IDENTIDADE porque se soubesse não terceria comentário tão absurdo; agora, delegar responsabilidades a administração atual é esquecer as décadas de descasos que findaram em dezembro. O cidadão é quem cria o sentimento que pode ligá-lo a um patrimônio, se isso não acontece não se pode falar em descaso de nenhuma parte, nem do público nem do privado porque ambos tem a responsabilidade sobre os bens históricos da cidade.A atitude é simples, relaciona-se o que pode ser considerado patrimonio e faz se o tombamento(no sentido de preservar).obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Pironi, valeu cara!!! estou de pleno acordo com vc.
    Caro amigo da letra de forma, como o sr. ou a sra. não se identificou, vou te chamar de: "ninguem". Olha ninguem, como vc pode ter uma idéia tão pobre assim??? ou será que vc não tem esses pensamentos e só quer tirar uma onda aqui, por isso nao se identifica??? peço-te que se identifique pois esse é um lugar pra "todos" expressarem suas idéias e opiniões, se vc realmente tem essas idéias, com certeza vc deve ter um motivo pra as mesmas. Não adianta as pessoas ficarem levando isso pelo lado político de A ou B, o que poderíamos fazer, como cidadãos preocupados com a nossa história não foi feito, e agora, a velha casa já não exite. Peço-te aqui desculpas, mas acho uma tristeza uma pessoa ter pensamentos tão pobres no contexto cultural como vc, tomara que apareçam aqui, pessoas com pensamentos contrarios aos seus, pois só assim, nossa história poderá ser contada algum dia.

    ResponderExcluir
  11. concordo plenamente joão com a sua colocação, infelismente ñ devemos lembrar ou se espelhar de qualquer coisa ruim que tenha acontecido na administração passada. Quanto as aranha, os insentos que pravavelmente iria nos fazer mal, seria bem mais correto que mandasse fazer alguma detetização, ñ dvemos comprar o prejuizo de aranahas ou outros insentos, com a demolição de uma casa, por fovar sejamos realistas indepedente de qualquer situação politica, mesmo pq sei o grau de conhecimento que possui o atual administrador creio eu que se ele podesse teria sim resgatado esse patrimonio. Mais o importante dessa situação é que podemos aqui expressar nossas opiniões, por tanto agradeço de forma sincera essa tão forte democracia que existe nesse blog.Que é o direito de QUESTIONAR. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas é lamentável! Porém não se deve esquecer, que presevação não só atinge a esfera administrativa do municipio, mas também dos munícipes que infelizmente ainda não despertaram para o significado de "preservar"; é triste isso acontecer, pois o nosso país infelizmente, ainda não se interessa pela educação de nossa população; e que às vezes de forma errônea manifesta comentários maldosos e sem fundamentação teórica sobre determinados assuntos que não são de certa forma do nosso conhecimento, então é interessante que JUNTOS lutemos para que o nosso nível educacional melhore, para que esse tipo de evento não mais aconteça, e se acontecer, que seja de forma planejada, sem prejuísos para a memória local; só quero parabenizar os organizadores desse blog que mesmo não tendo a formação necessária para falar sobre o assunto, ´no entanto se preocupa em preservar a memória da nossa cidade, e dão exemplo de preservação também, que é noticiando estes fatos em um dos principais veículos de comunicação que é a internet. Então façamos como eles!

    ResponderExcluir