
quarta-feira, 31 de março de 2010
Iberê é o novo governador do RN

quinta-feira, 25 de março de 2010
Prevenção e Combate a Dengue
Como palestrantes os Agentes de Endemias tiraram com clareza todas as dúvidas questionadas pelos alunos. Esclarecendo os agentes, que não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea produz os ovos.
Algumas dicas de ações:
· Não deixar a água se acumular em recipientes como: vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas etc.
· Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas.
· Não cultivar plantas em vasos com água, Usar terra ou areia nestes casos.
· Tratar as piscinas com cloro e fazer a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
· Manter as calhas limpas e desentupidas
· Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Tratamento:
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.
Curiosidades:
· Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
· A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Agentes de Endemias tiraram com clareza todas as dúvidas questionadas pelos alunos.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Inclusão Digital em Frutuoso Gomes.
O projeto ganhou força e se tornou realidade em 2010 na administração do Prefeito Lúcido Jácome. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde atendendo crianças/adolescentes dos programas sociais PETI e PROJOVEM.
Propiciando um ambiente virtual e presencial à comunidade local e um espaço de aprendizagem onde os alunos podem acessar os cursos da Escola Virtual e usufruir de recursos tecnológicos aos quais, normalmente, não teriam acesso. O projeto tem como coordenador do TELECENTRO, Kaio Kelpson Mozart da Câmara Carlos.
Objetivo:
É promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.
Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade.
Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social. O tema da inclusão digital não está somente dentre as linhas de ações propostas pela instituição, mas também vai ao encontro de diversas ações dos governos federal, estadual e Municipal, em especial a atividades de inclusão propostas pelo Programa Fome Zero.
Através da criação dos Telecentros pode-se ampliar o conceito de inclusão digital como forma de integração entre educação, tecnologia e cidadania visando a transformação social.
Instrutor orientando os alunos no Telecentro.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Palestra contra o Tabagismo
A palestra foi realizada no Centro Social Urbano, através da iniciativa da Assistente Social da saúde Madalena Torres, em parceria com a Secretária de Saúde, equipes de ESFs e Eurofarma, contou também com o apoio da prefeitura municipal e Secretaria de Assistência Social de Frutuoso Gomes.
Dando continuidade e garantia do tratamento, a Eurofarma através do médico Dr. Hênio, realizou a entrega do medicamento contra o tabagismo no dia 10 de março de 2010 no centro de saúde de Frutuoso Gomes.
Palestrante Dr. Hênio Suassuna
Participantes da palestra
segunda-feira, 15 de março de 2010
Parabéns aos aprovados na UERN 2010

Parabéns aos futuros profissionais que atuarão em importantes áreas e contribuirão com seus serviços para um melhor desenvolvimento do nosso município.
· LUAN ALVES MONTEIRO CARLOS ( Matemática – Patú )
· HUGO MATHEUS CAMARA OLIVEIRA ( Odontologia – Caicó )
· ALISSON KLEITON LINS DA SILVA ( Direito – Mossoró )
· FRANCISCA RENATA DE OLIVEIRA ( Letras – Mossoró )
· JOAO MARCOS DE ASSIS CARLOS ( Matemática – Patú )
· FRANCISCA HELENA CARLOS ( Pedagogia – Patú )
· GESSICA VANESSA BEZERRA ( Pedagogia – Patú )
· MARIA ANDREA ALVES CAVALCANTE ( Serviço Social – Mossoró )
· HERIBERTO RODRIGUES DA FONSECA ( Matemática – Patú )
· AMINADABE LIRA RODRIGUES ( Pedagogia – Patú )
· HALLYSON LAZARO BATISTA ( Medicina – Mossoró )
Início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa é uma determinação da Prefeitura de Frutuoso Gomes através do prefeito Lucídio Jácome Ferreira. A diretora da Escola Municipal Ernesto Ferreira, Maria Lúcia do Nascimento, juntamente com os demais professores da referida escola fizeram a entrega do material no primeiro dia de aula.
sexta-feira, 12 de março de 2010
FATIMA CONSEGUE INCLUIR FRUTUOSO GOMES E MAIS 35 MUNICIPIOS NO PROGRAMA "CAMINHO DA ESCOLA"

Em pouco mais de dois anos de criação do programa Caminho da Escola, o governo federal transferiu ao RN cerca de R$ 24 milhões a 128 municípios do estado para aquisição de 155 ônibus escolares.
Cerca de 25 mil estudantes da educação básica, que moram zona rural, estão sendo beneficiados diretamente com o transporte. A maioria dos municípios já adquiriu os veículos por meio de convênios realizados com o FNDE em 2009.
Segundo a deputada Fátima Bezerra, que foi ao FNDE pedir a inclusão dos 38 municípios no programa, o investimento do governo federal no transporte escolar tem sido fundamental para levar os estudantes até a escola. “Esses investimentos são essenciais para reduzir a evasão escolar e garantir o acesso a escola dos estudantes da zona rural matriculados na educação básica da rede pública.”, ressalta a deputada.
NOTA do Blog: Frutuoso Gomes esta de parabéns por ter um prefeito preocupado com o município e também, por contar com uma deputada guerreira como Fátima Bezerra. agradecemos de coração a benfeitoria a nossa cidade.
Municípios contemplados no Caminho da Escola a pedido da Dep. Fátima Bezerra:
Encontro Coletivo com ProJovem de Frutuoso Gomes
O programa atenderá ao público juvenil com idade entre 15 e 17 anos, rapazes e moças integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros Programas Sociais do Ministério
O objetivo é ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, oferecendo atividades – ações sócio-educativas – que desenvolvam suas potencialidades e que estimulem o convívio familiar e a participação cidadã.
FOTOS DO EVENTO:



A orientadora social Erivanete da Costa Silva proporciona na acolhida várias atividades e entrega de material como: caderno, lápis, borracha e a camiseta da farda do PROJOVEM

A secretária da Ação Social Vanusa Camara, participou da entrega do material.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Dia Internacional da Mulher
Realizaram uma comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher , o encontro contou com a presença de autoridades e secretários local.
Parabéns à Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes e demais Secretarias pela iniciativa de homenagear as mulheres no seu dia. Que esse evento se repita e cresça a cada ano.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
FOTOS DO EVENTO:





O delegado participou do evento falando sobre a Lei Maria da Penha, um direito conquistado em favor das mulheres.







Maria Antonia Nazareth recebe do Prefeito Lucídio Jácome uma plaqueta em homenagem à mulher empreendedora de Frutuoso Gomes.
terça-feira, 9 de março de 2010
Peti comemora Dia Internacional da Mulher
Peti de Frutuoso Gomes
A coordenadora Girlan Welber falou da importância da data para as crianças/adolescentes de uma forma divertida, com dinâmicas brincadeiras, teatro, danças e confecções de cartazes.
A coordenadora salientou o prazer de estar a frente da coordenação do Peti, e espera contar com o apoio dos monitores para desenvolver atividades prazerosa, para que a criança aprenda brincando e deseja a todas as mulheres um feliz dia.
Encontro com o coletivo do Projovem Adolescente.
Coletivo do Projovem Adolescente do município
O programa atenderá ao público juvenil com idade entre 15 e 17 anos, rapazes e moças integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros programas sociais do Ministério.
O objetivo é ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, oferecendo atividades – ações sócio-educativas – que desenvolvam suas potencialidades e que estimulem o convívio familiar e a participação cidadã.
A coordenação do CRAS e a orientadora social Maria Dlany receberam os adolescente em clima de festa, com diversas atividades.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Frutuoso Gomes concorre ao Selo Unicef

O prefeito Lucídio Jácome ( ao centro de óculos ) com parte da Comissão do Selo Unicef
O prefeito Lúcido Jácome Ferreira participou do encontro com a comissão do Selo UNICEF do município de Frutuoso Gomes.
O prefeito ressaltou que a grande importância do Selo é a ênfase às Crianças/Adolescentes, afinal são elas o futuro do nosso Brasil.
O Selo UNICEF é um processo que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Como também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
A criação das Comissões Pró-Selo é uma das recomendações para que o município desenvolva o planejamento e implemente as ações que favorecem à conquista do Selo.
A Comissão é importante para fortalecer a articulação em torno do alcance dos objetivos do Selo, e sua formação deve incluir o articulador(a), conselheiros tutelares e de direitos da criança, representantes de órgãos estratégicos da prefeitura, como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social ( o ideal é que estes tenham poder de decisão, para dar agilidade ao processo); organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência (por exemplo a Pastoral da Criança, onde houver), lideranças adolescentes e comunicadores.
Quanto mais sedo as Comissões forem implementadas, melhor para o município, já que esse coletivo será o responsável por planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo como, realizando reuniões sistemáticas e monitorando os indicadores sociais relacionados com crianças e adolescentes
Fonte: Sec. de Ação Social
sexta-feira, 5 de março de 2010
Vereadores aprovam projetos do executivo
a situação inicial era de muita delicadeza, pois havia muita questão política rolando pelos bastidores. Mas a responsabilidade falou mais alto e os mesmo resolveram aprovar sem nenhum problema os projetos ressaltando eles:" que o beneficio era para o povo e não para os agentes políticos".
O prefeito Lucídio esteve presente na reunião e esclareceu as duvidas dos parlamentares, no quesito projetos de lei: "Minha Casa Minha Vida e contratação de pessoal por excepcionalidade".
A população estava presente também, tanto é que o número de cidadãos foi bastante elevado e o Palácio Jeová Lourenço não conseguiu acomodar todo mundo, ficando grande quantidade de pessoas em frente o Palácio.
Na pauta referente aos contratados a votação teve 7 ( sete ) votos a favor, e apenas o vereador Max votou contra o projeto.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Prefeitura inicia obras do Palco de Eventos.

Funcionários iniciam obras.
O prefeito Lucídio Jácome, juntamente com o Secretário de Obras, Lavoisier Jácome, e outros secretários municipais foram acompanhar o inicio das obras do palco de eventos.
A empresa responsável, MM construções, começou as escavações e retiradas de pedras do calçamento do local, numa área de aproximadamente
A obra será de uma única etapa de construção do palco de eventos com a finalidade para criação da praça de eventos desta cidade que terá uma capacidade media de 10.000 pessoas, um palco para shows com toda a infra-estrutura de camarim, banheiros etc.
A obra deve estar pronto até a data das festas juninas do corrente ano. A nova estrutura, inclusive, será aproveitada na maior Festa Popular da cidade, “A Padroeira”.
Toda a estrutura atual (via publica) será demolida e as obras vão até dois metros de distancia ao lado do açougue municipal. Todo o Centro de eventos ( praça da folia ) terá 500l m² e vai custar em torno de R$130 a R$140 mil reais, os recursos são dos governos estadual e municipal.
“Frutuoso vai ter o maior centro de eventos da região, com área para eventos, palestras, cultura e shows. As mais diversas atividades poderão ser desenvolvidas aqui. A cidade vai ganhar muito com turismo de lazer e de negócios”, disse o prefeito.
Nós, como filhos da terra, agradecemos ao prefeito pela bem feitoria à nossa cidade.
Ação Social realiza Colônia de Férias do PETI

Crianças e adolescentes participaram de várias atividades realizadas durante a semana. O município hoje contempla 115 crianças/adolescentes estimulando a mudança de hábito e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias, numa estreita relação com a escola e a comunidade.
quarta-feira, 3 de março de 2010
FELIZ ANIVERSÁRIO

Soprando velinhas no dia de hoje o nosso grande amigo Gerdson Carlos, Secretário de Administração de Frutuoso Gomes.
Por isso a Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes em nome do prefeito Lucídio Jácome e demais funcionários, desejam a ti amigo Gerdson um feliz aniversário com muita saúde e paz pra você e família.
Parabéns
segunda-feira, 1 de março de 2010
Camara Municipal de Frutuoso Gomes retorna às sua atividade normais.
A câmara municipal de Frutuoso Gomes retornou aos seus trabalhos logo após o Carnaval, o clima é de muito trabalho, pelo menos é o que se comenta nos arredores daquela casa.
O executivo já enviou dois projetos de lei, que estão em apreciação pelos parlamentares e serão colocados em votação nesta quarta feira, dia 03 de Março. um destes ,é a solicitação de autorização para contratação temporária para suprir o quadro do pessoal de Frutuoso Gomes. O outro, o executivo, através do prefeito Lucidio Jacome, requer que aquela casa autorize o município, a aprovação do convenio com o programa federal “ Minha Casa, Minha Vida”, nesta cidade serão oferecidos pelo menos 30 unidades habitacionais.
Segundo o vereador Júnior, “ se o projeto for para o bem de nossa cidade e para o nosso povo iremos aprovar sem nenhum problema “ comenta o parlamentar.
Acho que o clima será de muitos debates políticos.