terça-feira, 17 de maio de 2011

Saiu na "Folha do Estado"

Prefeito Idealiza Programa que vai beneficiar mais de 20 mil pessoas no Médio Oeste.


O Consorcio NASF será instalado nos próximos dias e atenderá a população de quatro municípios da região.



FRUTUOSO GOMES -
Pelo menos quatro municípios da região do médio oeste potiguar -Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Almino Afonso e Lucrécia - será contemplado nos próximos dias, com um programa na área de saúde, que pode tornar-se referencia no Rio Grande do Norte e tem como objetivo apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços.

Idealizado pelo prefeito médico Lucidio Jácome, foi criado o Consorcio NASF (Núcleos de Atenção à Saúde da Família) que num primeiro momento atenderá com serviços médicos de excelência em qualidade, há mais de 25 mil pessoas das zonas urbanas e rural dos quatro municípios acima citados que já dispõe - cada um - dos Programas de Saúde da Família (PSF) em plena atividade e serão reforçados.

"Ao idealizarmos esse consorcio, pensamos sobretudo na saúde do nosso povo que merece toda a atenção e por outro lado acabar com a "ambulancioterapia" que só tem contribuído para superlotar os grandes centros médicos, dimensionando altos custos para as administrações. Com esse Consorcio Nasf, os recursos ficaram investidos aqui mesmo", declara Lucidio Jácome, prefeito de Frutuoso Gomes.

O perfil para que um NASF seja implantado em um determinado município é de que o mesmo tenha pelo menos 08 PSFs. Como em cada um dos quatro citados só existem 02, a idéia da união deles para a criação do consorcio tornou-se louvável.

As equipes serão compostas de 01 pediatra, 01 ginecologista, 01 nutricionista, 01 psicólogo, 01 fonoaudiólogo e 01 fisioterapeuta. "Esses profissionais atenderão a cada dia nas sedes de cada município. Isso vai trazer um beneficio imensurável para nossos munícipes, porque se antes nós conduzíamos o paciente até o especialista, enfrentando longas distancias. Agora a situação se inverte" disse o gestor público.

REINSERÇÃO SOCIAL-
Associado ao Consorcio NASF, também será criado o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que tem como objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e lazer. O mesmo será sediado na cidade de Patu. De acordo com a assistente social Madalena Torres e José Clézio, secretário de saúde, esse é mais um incentivo do prefeito Lucidio Jácome.

Já autorizado o funcionamento do CAPS pelo Ministério da Saúde, o mesmo vai dispor de Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Pediatra, entre outros profissionais da área, que os municípios envolvidos - aí Patu se inserindo -vão disponibilizar recursos que se somaram aos destinados pelo Governo Federal.

Para Madalena Torres, o funcionamento de um CAPS na região é de grande importância, haja vista o fato de pessoas portadoras de algum tipo de transtorno e que antes tinham que ser transferidos para Mossoró por exemplo, onde passavam períodos de tempo longe dos familiares, agora eles vão ter uma clínica mais perto de casa. ;'Ele vai poder ir todo dia fazer o tratamento e no fim da tarde retornar ao convívio da família. Isso vai contribuir em muito para a reabilitação do paciente", diz.

CIRURGIAS –
Tendo como lema de sua administração "Governando Para Todos", um dos grandes compromissos do prefeito Lucidio Jácome é com a saúde pública. Em breve contato com a reportagem da Folha do Estado, onde anunciou a criação do Consorcio Nasf, foi citado ainda o inicio para os próximos dias, da realização de cirurgias de médio porte no Hospital Maternidade Severina Carlos que já tem 95% dos equipamentos necessários para esse tipo de processo de cura. A principio um cirurgião, e um anestesista, estarão na cidade uma vez por mês, isso sem contar na equipe de suporte técnico que a municipalidade também mantém.Durante a estada desses profissionais, eles vão realizar cirurgias de hérnias maiores, vesículas, entre outras de porte menor ou médio.



Fonte: Jornal Folha do Estado, edição III, maio de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário