terça-feira, 1 de outubro de 2013

VULTOS DE NOSSA HISTÓRIA: Tião Carlos, O poeta da alegria

Por Nildo Alexandrino



"Deus ajude a quem compra a mim, agradece, Tião Amorim.”


Quem nunca ouviu um verso do saudoso poeta Tião Carlos? Quem nunca deu grandes risadas com suas rimas engraçadas e improvisadas na hora? Lembro muito bem: ele com seu jeito faceiro no seu comercio ou andando pela rua, quando passava alguém e dizia: Seu Tião o que você acha de fulano de tal? E ele na mesma hora improvisava uma rima como resposta que sempre fazia a pessoa rir...

Sebastião Carlos de Amorim (20 de Janeiro de 1927 - 04 de Janeiro de 2009) foi um poeta, comerciante e vereador na cidade de Frutuoso Gomes, exercendo a vereança por dois mandatos, assumindo a presidência da câmara durante o segundo mandato. Também foi fiscal comunitário durante certo período. No ano de 2007, Tião ganhou a medalha de honra em nome do seu pai por ter participado da resistência formada em Almino Afonso contra o bando de Lampião que chegara às terras potiguares.

Seu Tião, como era popularmente conhecido, foi casado com Maria de Lourdes Santana, gerando com ela seis filhos, são eles: José Augusto Carlos de Amorim, Maria Cledina Carlos de Amorim, Carlos Neuton de Amorim, Damiana Carlos, Rui Carlos e Clésia Carlos. 
 
Filho de Maria Carlos de Amorim e José Nunes Amorim, teve três irmãos: Eronildes Carlos Amorim (Seu Nidas), Ester Carlos Amorim, Maria José Carlos Amorim (Zezinha). Sua mãe foi a primeira filha de José Carlos de Andrade, descendente direto de Manoel Carlos da Silva com Bárbara Maria Batista da Silva que residiram na região de Campina Grande - PB durante meados dos séculos XIX e XX. Manoel Carlos da Silva, era filho único de José Carlos da Silva (advindo de Portugal) e Felícia Benigna do Amor Divino, foi senhor de engenho, agricultor, pecuarista, proprietário de vários sítios na região e pai de 12 filhos que deram origem à Família Carlos. 



Com informações do amigo Juan Afonso (neto de Tião Carlos)

Um comentário: