segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Programa Bem Viver chega a Frutuoso Gomes



O programa “BEM VIVER” – Programa de Prevenção e detecção do câncer do colo de útero e de próstata vai ao município de Frutuoso Gomes nesta sexta-feira (24) com o propósito de incentivar homens e mulheres da zona rural a acompanharem sua saúde anualmente, por meio de exames preventivos e rotineiros, e a realização de palestras de conscientização sobre diversos temas. Esse programa é viabilizado com recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar-RN, e realizado em parceria com as Prefeituras Municipais. A população será recebida a partir das nove horas da manhã na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A ação é realizada durante um dia inteiro, preferencialmente nas zonas rurais de cada município participante, e chega a atender uma demanda de 400 pessoas, entre homens e mulheres. Os beneficiados são recepcionados por profissionais envolvidos que irão cadastrá-los no Cadastro Social do SENAR, e em seguida, são encaminhados para as palestras que compreenderão temas como: Prevenção de Câncer de Colo de Útero, Câncer de Próstata, Higiene Pessoal, Planejamento Familiar, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Alimentação e Nutrição e demais temas emergenciais na área de saúde. Somente após o momento de conscientização acontece a coleta de material para análise. 

Para motivar a participação de homens e mulheres promover a autoestima, será oferecido um momento em que irão dedicar à beleza, através de serviço como: corte de cabelos e cuidado com as unhas. Este momento ocorrerá após a realização do exame. Para finalizar o dia de atividades, todas as pessoas que realizaram os exames de prevenção recebem um kit de beleza composto de diversos produtos e após isso se encontrarão com seus filhos os quais estavam simultaneamente envolvidos com atividades educativas e/ou esportivas, coordenados por profissionais habilitados em recreação. 



SERVIÇO
Programa Bem Viver em Frutuoso Gomes
Data: Sexta-feira, 24 de Outubro 2014
Local: Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Horário: A partir das 9h

RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PAPA NICOLAU 

Não estar menstruada; 
Não usar duchas vaginais na noite antecede o exame; 
Não usar cremes vaginais 24 horas antes do exame; 
Não usar talco na parte externa da genitália; 
Não ter relação sexual 24 horas antes da colheita. 


RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PSA 

Homens acima de 40 anos; 
Jejum desejável de 4 horas; 
Não ter relação sexual nas ultimas 48 horas antes do exame; 
Não ter praticado masturbação nos últimos 2 dias; 
Não ter praticado relação anal nos últimos 7 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário